Notícias

 | 31/03/2009 21h52min

Casan inicia rodízio de água no Oeste

Março teve o menor volume de chuva registrado nos últimos 40 anos

A falta de água ameaça a maior cidade do Oeste. O fornecimento estabelecido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está restrito a 12 horas por dia, em forma de rodízio em Chapecó. A medida foi tomada na noite de segunda-feira.

A barragem de Engenho Braun, no Lajeado São José, está 2,5 metros abaixo do nível normal. De acordo com o gerente regional da Casan, Écio Bordignon, entre sexta-feira e esta terça-feira o nível diminuiu 1,2 metros.

— Foi muito rápido, a vazão do rio caiu 70% — afirmou Bordignon.

O motivo para a queda no reservatório é a falta de chuva. A estação meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) fechou nesta terça a medição do mês de março e registrou apenas 17,1 milímetros, o menor volume registrado nos meses de março em 40 anos.

A medida se aproximou do menor índice de todos os meses, que foi em fevereiro de 2005, com apenas 8,2 milímetros.

A população já começou a sentir o problema da falta frequente de água nas torneiras nas últimas semanas.

Casan está sem reforço de água

Um fator que agravou a situação é que a Casan não pode mais utilizar o reforço da barragem do Rio Tigre, em Guatambu. Em períodos de estiagem, o reforço, que era de 200 litros por segundo, era acionado.

Isso representava metade do consumo de Chapecó, que é de 424 litros por segundo. Sem esse reforço, somente 380 litros por segundo estão sendo fornecidos.

O gerente regional da Casan, Écio Bordignon, apontou como agravante do problema o aumento de algas denominadas filamentosas no rio Tigre. Uma análise laboratorial mostrou que, em excesso, esse tipo de alga pode ser tóxico para o consumo humano.

A recomendação da Casan é que a população evite molhar plantas, lavar carros e calçadas. Bordignon disse que o Lajeado São José não apresenta mais o vigor de anos anteriores. Ele acredita que isso se deve a ocupações irregulares no entorno do rio, aterros e drenagem de banhados.

DIÁRIO CATARINENSE
Raquel Heidrich / 

Barragem tem nível de água abaixo do normal
Foto:  Raquel Heidrich


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

31/03/2009 19h11min
Temperaturas ficam amenas nesta quarta-feira em Santa Catarina
25/03/2009 19h01min
Cerro Negro, na Serra, sofre com estiagem
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.