| 28/03/2009 04h26min
Depois das mudanças radicais nos carros e uma pré-temporada de muitas incertezas, a Fórmula-1 estreia neste domingo prometendo emoções fortes e uma tendência de um maior equilíbrio entre as equipes.
Com 58 voltas, o GP da Austrália tem largada prevista para as 3h da madrugada de sábado para domingo, e será mostrado ao vivo pela RBS TV.
A Brawn GP mandou nos treinos classificatórios deste sábado. O inglês Jenson Button fez o melhor tempo. O brasileiro Rubinho Barrichello foi o segundo mais rápido e quebrou um jejum de quatro anos fora da primeira fila. Button completou a sua melhor volta com 1m26s202, enquanto Rubinho cravou 1m26s505. Entre os outros brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, largará em sexto e Nelsinho Piquet, da Renault, que foi eliminado ainda na primeira sessão de treinos, em 14º. Massa disse que vai correr por pontos, pois não acredita na vitória.
O atual campeão, Lewis Hamilton, da McLaren, fez o 15º tempo, mas caiu para a 18ª
posição por ter trocado a caixa de
câmbio após a classificação. A FIA encontrou uma série de irregularidades em alguns carros, mudou o grid, puniu as equipes. A Toyota, por exemplo, foi penalizada por apresentar irregularidades nos aerofólios dos carros. Seus pilotos tiveram os tempos anulados. Largam na última fila.
Barrichello foi do fundo do poço depois do Mundial de 2008 ao Éden, duas semanas antes do início desta temporada. Com a saída da Honda, surgiu a oportunidade para Ross Brawn ter sua equipe. De apenas figurante no grid, a Brawn GP apareceu no final da pré-temporada e assombrou o circo, com Rubinho e Button comandando os testes. As surpresas não parariam aí. Nos treinos do GP da Austrália, Williams e Toyota se juntaram a Brawn na ponta.
Tudo isso tem explicação. Com os projetos dos carros tendo de partir do zero, nada pode ser aproveitado do equipamento de 2008, a não ser motor e caixa de câmbio. Assim, uma equipe menor pode passar outra até então favorita, bastando para isso que o novo
projeto acerte em cheio.
Neste ano, a aerodinâmica dos carros tem de ser mais limpa, sem as aletas e penduricalhos que ajudavam na aderência. A vida dos pilotos ficou mais complicada, pois o carro ficou mais arisco. Além da nova configuração aerodinâmica, com um enorme aerofólio dianteiro e um asa bem menor atrás, os pneus slicks (lisos) voltaram, tornando os carros ainda mais rápidos.
Confira gráfico:
Devido às punições de três pilotos e eliminações, as posições de largada foram alteradas. As primeiras informações indicavam um ranking preliminar.
As posições de largada e os
tempos para o GP da Austrália:
1. Jenson Button (Brawn) 1m26s202
2. Rubens
Barrichello (Brawn) 1m26s505
3. Sebastien Vettel (Red Bull) 1m26s830
4. Robert Kubica (BMW) 1m26s914
5. Nico Rosberg (Williams) 1m26s973
6. Felipe Massa (Ferrari) 1m27s033
7. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m27s163
8. Mark Webber (Red Bull), 1m27s246
9. Nick Heidfeld (BMW)* 1m25s504
10. Fernando Alonso (Renault)* 1m25s605
11. Kazuki Nakajima (Williams)* 1m25s607
12. Heikki Kovalainen, (McLaren)* 1m25s726
13. Sebastien Buemi, (Toro Rosso)* 1m26s503
14. Nelson Piquet, (Renault)* 1m26s598
15. Giancarlo Fisichella (Force India)* 1m26s677
16. Adrián Sutil (Force India)* 1m26s742
17. Sébastien Bourdais, (Toro Rosso)*1m26s964
18.
Lewis Hamilton (McLaren)** 1m26s454
19. Timo Glock, (Toyota)** 1m26s975
20. Jarno Trulli (Toyota)** 1m27s127
Eliminados (*), punidos por irregularidades nos carros(**)
Rubens Barrichello cravou 1min26s505 e seu companheiro de equipe fez 1min26s202
Foto:
Oliver Multhaup, AP
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