| 21/03/2009 14h22min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que, a partir de uma mensagem que a seu pedido Luiz Inácio Lula da Silva entregou a Barack Obama, chegou à conclusão de que o chefe de Estado americano ignora a realidade da América Latina.
A declaração do governante venezuelano foi feita numa entrevista à rede de TV Al Jazira exibida hoje.
— Lula foi se reunir com Obama (em Washington) e eu aceitei que fizesse uma intermediação entre nós. Mandei-lhe uma mensagem na qual escrevi todas as declarações contra a Venezuela feitas pelas autoridades da Administração de Obama, entre elas as da sra. (secretária de Estado americana, Hillary) Clinton" — disse Chávez.
O presidente venezuelano, que não deu mais detalhes do conteúdo dessa mensagem, acrescentou que, "infelizmente, Lula saiu insatisfeito com a resposta de Obama".
— Mediante o que li nas entrelinhas e expressões
(da resposta), concluí que Obama sofre de algo que pode ser
superado: a ignorância do que acontece de verdade aqui (América Latina)" — disse Chávez.
Segundo ele, essa ignorância se deve ao fato de o presidente dos Estados Unidos "ainda ouvir a mesma coisa que lhe leem alguns assessores do Pentágono e da Casa Branca que serviram à Administração anterior".
Durante a reunião com Obama no último dia 14, Lula pediu a seu colega americano uma nova relação com a América Latina, que incluísse uma aproximação com a Venezuela, a Bolívia e Cuba.
Na entrevista exibida neste sábado, o presidente venezuelano também disse que, por enquanto, não pensa em reconsiderar sua decisão de romper relações com Israel, tomada durante a ofensiva deste país contra a Faixa de Gaza, que matou mais de 1,4 mil palestinos entre 27 de dezembro e 18 de janeiro.
— Não há nada neste momento, nem a curto prazo, que nos faça pensar na possibilidade de retomar os laços (com Israel),
porque não aconteceu nada que impulsione uma mudança nesse sentido" —
disse.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.