| 20/03/2009 12h53min
O outono representa a estação de transição entre o verão chuvoso e quente e o inverno seco e frio. Por isso, apresenta características das duas estações e de forma não linear (nada impede, por exemplo, que faça frio no início e calor no final da estação).
Neste ano, o outono começou às 08h44min desta sexta, dia 20, e terminará às 02h45min de 21 de junho. A estação deverá ser influenciada por uma La Niña muito fraca. Segundo a última simulação atmosférica da Somar Meteorologia , a maior parte do país terá um outono dentro das características, com precipitações próximas da normalidade. Ou seja, as chuvas devem diminuir gradativamente nos próximos meses.
As exceções ficam por conta do leste e norte do Nordeste e norte da Região Norte. No leste do Nordeste, áreas de instabilidade conhecidas por Ondas de Leste devem provocar chuvas em excesso desde o litoral sul e zona da mata da Bahia até o Rio Grande do Norte. Já entre a costa do Ceará e o noroeste do Amazonas, a Zona de Convergência Intertropical deve se afastar mais rapidamente que o normal da costa brasileira, provocando diminuição das chuvas.
Com relação à temperatura máxima, a maior parte do país não deverá registrar grande anomalia. Apenas no Rio Grande do Sul, há previsão de temperatura entre 1°C e 2°C acima da média (tardes mais quentes), enquanto que o noroeste de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso, do Amazonas e do Acre, sudoeste do Pará e Rondônia deverão registrar desvios negativos da temperatura máxima entre 1°C e 2°C (tardes mais frias).
Com relação à temperatura mínima, boa parte do país também não deverá registrar anomalia. Apenas o Sudeste, leste de Mato Grosso do Sul e sudeste de Goiás deverão apresentar desvio ligeiramente positivo (noites e madrugadas mais quentes), entre 1°C e 2°C.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.