| 19/03/2009 17h13min
A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano foi revista pelo governo federal que passou a projetar uma taxa de crescimento de 2%. Até o momento, a projeção que constava no orçamento federal era de um crescimento de 3,5%, que foi feita pelos próprios parlamentares. Também foi confirmado um corte de R$ 21,6 bilhões no Orçamento. O anúncio foi feito pelo ministro do Planejamento Paulo Bernardo nesta quinta, dia 19.
Segundo o site G1, essa é a quarta vez que o governo revisa a estimativa de crescimento do PIB. No ano passado, antes da piora da crise financeira internacional, o governo previa até 5% de expansão. Entretanto, no final de agosto, admitiu que o país cresceria menos no próximo ano, baixando a estimativa para 4,5%. Posteriormente, o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, previu uma expansão entre 3,7% e 3,8% para este ano. Entretanto, o Congresso decidiu colocar a previsão de crescimento em 3,5% — e acabou sendo mantida pelos técnicos do Planejamento.
A projeção para a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 4,5% para 2009. Os números foram divulgados, há pouco, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.