| 15/03/2009 20h20min
O jogo foi eletrizante, mas Avaí e Figueirense saíram da Ressacada com um ponto para cada lado. O clássico realizado na noite deste domingo, pela sexta rodada do returno do Catarinense, terminou empatado em 1 a 1, mas foi marcante pela garra e velocidade impostas por ambos os times. Schwenck, aos 26 do segundo tempo, e Émerson, aos 39, foram os autores dos gols.
Com o resultado, Silas permanece invicto na Ressacada e em clássicos, comemorando um ano no Avaí. O técnico ficou contente pelo time ter alcançado o empate e seguir brigando por uma vaga no quadrangular final do Catarinense.
— Nós continuamos na briga, eles já estão fora. Clássico não se perde, ou se ganha, ou se empata — declarou o comandante após a partida.
Já o estreante Roberto Fernandes, com os pés no chão, destacou o foco do time após o empate em sua estréia como treinador do Figueirense.
— Se não der para o Catarinense, temos que seguir melhorando
pensando na Copa do Brasil e no retorno à Série A —
afirmou.
Classificação
Com o resultado, o Avaí fica em terceiro na classificação geral, com 26 pontos, enquanto o Figueirense soma 20 pontos, na sexta colocação, ainda com chances matemáticas de chegar ao quadrangular — precisa de três vitórias nos três jogos restantes, e ainda precisa secar Chapecoense e Atlético-Ib. No returno, o Leão encerra a rodada na terceira colocação, com 13 pontos, e o Figueirense em sexto lugar.
Primeiro tempo
Foi o Figueirense quem dominou os primeiros minutos de partida na Ressacada. O time entrou no esquema 3-5-2 e, na estreia de Roberto Fernandes como técnico, demonstrou muita vontade de vencer e impôs velocidade no ataque, surpreendendo os adversários.
As principais jogadas alvinegras ocorriam pela direita, com Lucas e Rafael Coelho, ou com Jairo, pelo meio. Schwenck era procurado na área, mas tinha
dificuldades nas finalizações na etapa inicial. Aos 7 minutos, ele protagonizou a primeira
chance clara de gol, após ganhar do zagueiro na entrada da área. O atacante pegou muito mal na bola e mandou para fora.
Rafael Coelho, que se destacou por sua velocidade e apoio ao ataque, teve boa chance aos 18 minutos. Ele invadiu a grande área pela esquerda, mas adiantou demais a bola e permitiu que Martini abafasse a jogada.
Enquanto isto, pelo lado avaiano, a resposta veio aos 22 minutos. Marquinhos cobrou falta, deu um chutaço que passou à esquerda de Wilson e foi para fora. Evando também arriscava de fora da área, mas sem sucesso.
Lima também teve chance. No finalzinho do primeiro tempo, ele recebeu o lançamento pela esquerda da área e chutou rasteiro e cruzado, na cara do gol, mas a bola foi para fora.
Gols na etapa final
Logo aos três minutos do segundo tempo, Marquinhos cobrou escanteio, a bola desviou em Lima e Wilson faz uma defesa no susto, tirando o
perigo do gol.
Em seguida, foi a vez do alvinegro assustar
Martini. Em um contra-ataque muito veloz, Rafael Coelho, da esquerda da área, recuou para Schwenck, que de cara para o gol chutou em cima do arqueiro avaiano.
Os times demonstravam que a mesma pegada do primeiro tempo seria mantida no segundo, mas as emoções aumentaram a partir dos 20 minutos.
Pelo Avaí, aos 22, Lima passou para Medina, que avançou pela direita com muita velocidade e cruzou à procura de Evando. O atacante, entretanto, passou direto da bola e Perone afastou.
O Figueirense respondeu com gol. Aos 26 minutos, Rafael Ueta cruzou da direita, nos pés de Schwenck, que sozinho ajeitou e encobriu Martini para abrir o placar na Ressacada. O atacante alvinegro estava livre de marcação porque a zaga avaiana tentava fazer linha de impedimento, sem sucesso.
A partir daí, o Avaí correu contra o marcador para, pelo menos, empatar o jogo. Aos 36 minutos, o Leão chegou próximo ao seu objetivo. Medina recebeu na área,
ajeitou e girou. O chute certeiro foi barrado por
Wilson.
No entanto, aos 39 minutos, os anfitriões conseguiram chegar ao empate. Marquinhos cobrou falta da intermediária, Émerson pegou de primeira, com o pé direito na pequena área, e marcou o gol do empate avaiano para encerrar o placar.
No final do jogo, o lateral Lucas, do Figueirense, que pressionou muito na marcação dos adversários, levou o segundo amarelo e foi expulso da partida.
Próxima rodada
Na próxima rodada, o Avaí vai a Joinville encarar o líder na Arena, quarta-feira, às 20h30min. Já o Figueirense joga em casa na quinta-feira, às 20h30min, contra o Marcílio Dias.
Gols: Schwenck aos 26 minutos do segundo tempo (F). Emerson aos 38 minutos do segundo tempo (A). Cartão Vermelho: Lucas (F) Cartões Amarelos: Eduardo Martini e Wendell (A). Jairo, Marcelo, Bruno Perone, Wellington e Lucas (F). Arbitragem: José Acácio da Rocha, auxiliado por Alcides Zawaski Pazetto e Angelo Rudimar Bechi. Local: Ressacada Público total: 11.706 Renda: R$ 90.220,00 |
|
AVAÍ (1) | FIGUEIRENSE (1) |
---|---|
Martini; Medina, Turatto, Emerson, Uendel (Eltinho); Marcus Winícius, Wendel, Marquinhos, Caio (Ferdinando); Lima e Evando (William). Técnico: Silas |
Wilson; Dieyson, Régis, Bruno Perone; Lucas, Wellington, Roger, Bruno Octávio, Jairo (Rafael Ueta); Schwenck (Cristiano) e Rafael Coelho (Marcelo). Técnico: Roberto Fernandes |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.