| 08/03/2009 16h07min
A Defesa Civil em Santa Catarina alerta a população para a possibilidade de chuva intensa e contínua entre segunda e quarta-feira desta semana, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra na faixa leste do Estado. Já neste domingo a chuva fez estragos em algumas regiões.
Veja no gráfico a previsão para os próximos dias em SC
O motivo, segundo Glauco Freitas, da Central de Meteorologia da RBS, é o fenômeno da Lestada, que acontece quando um centro de alta pressão no oceano, perto da costa, provoca ventos de Leste a Nordeste que mandam umidade do mar e para o continente.
— O ar quente e úmido encontra uma parede natural formada pelos morros da Serra Geral e do Mar. Ao encontrar o paredão natural, esse ar úmido é desviado para cima. Ao subir, o ar se resfria
e se enche de umidade, formando nuvens de chuva durante
três dias consecutivos ou mais. Conforme o grau de umidade, a nebulosidade se transforma em chuva, despejando muita água na região — explica Freitas.
Outros fatores, como a umidade vinda da Amazônia, também influenciam na quantidade de chuva, que pode ultrapassar, ainda segundo Freitas, metade do volume médio de todo o mês de março.
Nas demais regiões do Estado, as nuvens predominam, com aberturas de sol e condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas.
Na quarta-feira, o dia começará com tempo instável do Litoral à Serra, com muitas nuvens e chuva, melhorando entre a tarde e noite.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil no Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.
Já neste domingo a chuva deixou ruas alagadas, como no Bairro Canasvieiras, em Florianópolis
Foto:
Ana Rosa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.