| 02/03/2009 18h27min
Representantes das principais regiões produtoras de açúcar e álcool do Brasil se reuniram nesta segunda, dia 2, em Maringá (PR). Eles conversaram sobre a criação de uma entidade que reúna produtores do centro-sul do país. Ninguém admite um racha na categoria, mas a nova associação reuniria apenas produtores dessa região.
Dos cinco Estados que tiveram representantes reunidos, só o Paraná – segundo maior produtor nacional de etanol, ficando atrás só de São Paulo – não aderiu de imediato à idéia. O presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado (Alcoolpar), Anísio Tormena, argumentou que é preciso consultar todos os associados.
Outro assunto da pauta foi o momento econômico do setor e o que fazer para não perder competitividade. Presidentes de sindicatos e associações de produtores do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais conversaram sobre como garantir a exportação de 4,5 a 5 bilhões de litros de álcool dos 27 bilhões de litros que devem ser produzidos este ano. O setor quer uma ajuda de R$ 3 bilhões do governo federal para financiar custos com a estocagem do produto.
O preço do açúcar está mais atraente para o produtor do que o do álcool. Só o Paraná exportou no ano passado 2,2 milhões de toneladas – 90% da produção total do Estado. Rússia e Egito são os principais compradores.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.