| 26/02/2009 14h19min
Uma bandeira do Brasil jogada no meio do lixo na Rua São Francisco, esquina com a Rua Domingos Crescêncio, no bairro Santana, em Porto Alegre, despertou sentimentos patrióticos e causou indignação nas pessoas que passavam pelo local. Rasgado e sujo, o estandarte chamava a atenção pelo verde ainda vivo e a palavra "Ordem" aparecendo na dobra que escondia o "Progresso".
— É uma total falta de civilidade. Se não tem respeito pelo país, não vai ter respeito pelas pessoas — disse o motorista Ricardo Ferreira, 52 anos, que trabalha na região.
— É uma falta de respeito e de consideração. Parece que a pessoa não é brasileira — reclamou o vendedor Cássio Gilberto Vieira da Silva, 55, que viu a bandeira ali pela manhã e depois à tarde.
O técnico em telecomunicações Carlos Castro, 50, tinha outra opinião sobre o caso.
— A pessoa (que colocou a bandeira no lixo) está
devolvendo o que está recebendo dos seus mandantes (do país).
O coronel Aurelio da Silva Bolze, chefe da comunicação do Comando Militar do Sul, aconselhou sobre o procedimento correto para se desfazer de uma bandeira em mau estado.
— Desrespeitar a bandeira é contravenção. Não se pode colocar no lixo. Quem tem bandeira inservível que acondicione e coloque em um invólucro e entregue ao Exército.
Os pavilhões em mau estado entregues aos militares são todos incinerados em 19 de novembro, Dia da Bandeira. A entrega pode ser feita em qualquer unidade militar.
A punição prevista para quem pratica contravenção é de multa de uma a quatro vezes o "Maior Valor de Referência vigente no país", elevada ao dobro nos casos de reincidência. O texto da lei é antigo e, por isso, a comunicação do Comando Militar do Sul não soube informar qual o índice que poderia ser usado hoje para o cálculo.
A Polícia do Exército retirou
a bandeira do local por volta das 15h.
Veja
outras matérias do Pelas Ruas:
Símbolo da pátria foi largado na esquina da Rua São Francisco com a Rua Domingos Crescêncio, no bairro Santana
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.