Notícias

 | 26/02/2009 14h19min

Pelas Ruas: bandeira do Brasil no lixo causa indignação na Capital

Estandartes em mau estado devem ser entregues em qualquer unidade militar

Atualizada às 17h05min

Uma bandeira do Brasil jogada no meio do lixo na Rua São Francisco, esquina com a Rua Domingos Crescêncio, no bairro Santana, em Porto Alegre, despertou sentimentos patrióticos e causou indignação nas pessoas que passavam pelo local. Rasgado e sujo, o estandarte chamava a atenção pelo verde ainda vivo e a palavra "Ordem" aparecendo na dobra que escondia o "Progresso".

— É uma total falta de civilidade. Se não tem respeito pelo país, não vai ter respeito pelas pessoas — disse o motorista Ricardo Ferreira, 52 anos, que trabalha na região.

— É uma falta de respeito e de consideração. Parece que a pessoa não é brasileira — reclamou o vendedor Cássio Gilberto Vieira da Silva, 55, que viu a bandeira ali pela manhã e depois à tarde.

O técnico em telecomunicações Carlos Castro, 50, tinha outra opinião sobre o caso.

— A pessoa (que colocou a bandeira no lixo) está devolvendo o que está recebendo dos seus mandantes (do país).

O coronel Aurelio da Silva Bolze, chefe da comunicação do Comando Militar do Sul, aconselhou sobre o procedimento correto para se desfazer de uma bandeira em mau estado.

— Desrespeitar a bandeira é contravenção. Não se pode colocar no lixo. Quem tem bandeira inservível que acondicione e coloque em um invólucro e entregue ao Exército.

Os pavilhões em mau estado entregues aos militares são todos incinerados em 19 de novembro, Dia da Bandeira. A entrega pode ser feita em qualquer unidade militar.

A punição prevista para quem pratica contravenção é de multa de uma a quatro vezes o "Maior Valor de Referência vigente no país", elevada ao dobro nos casos de reincidência. O texto da lei é antigo e, por isso, a comunicação do Comando Militar do Sul não soube informar qual o índice que poderia ser usado hoje para o cálculo. 

A Polícia do Exército retirou a bandeira do local por volta das 15h.

Veja outras matérias do Pelas Ruas:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.