| 16/02/2009 02h19min
O Produto Interno Bruto do Japão, a segunda maior economia do mundo, teve uma queda de 12,7% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período de 2007. É o pior resultado registrado no país desde o choque do petróleo, em 1974.
A queda é também muito superior às registradas nos Estados Unidos (-3,8%) e na zona do euro (-1,2%). O resultado negativo no Japão representa, além disso, o terceiro trimestre seguido de queda no PIB. Em relação ao terceiro trimestre, a queda foi de 3,3%. No acumulado de 2008, houve uma queda de 0,7% em relação ao ano anterior — a primeira queda anual no PIB japonês em nove anos.
De acordo com analistas, com a recuperação econômica ainda longe do horizonte, o Japão enfrenta hoje sua pior situação desde a segunda guerra mundial.
— Desde outubro, os indicadores econômicos vêm se deteriorando em um ritmo que desafia qualquer princípio básico — disse recentemente Tetsufumi Yamakawa, economista chefe do Goldman Sachs no Japão.
— Há um declínio sem
precedentes nas exportações e nos indicadores de produção, e não apenas no Japão, mas em toda a àsia.
As exportações japonesas tiveram uma queda recorde de 13,9% no quarto trimestre, reflexo direto da demanda menor no mundo por produtos eletrônicos e carros do país. Além disso, um iene valorizado em relação ao dólar tem dificultado as exportações de empresas como a Toyota e a Sony.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.