| 02/02/2009 22h00min
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, jurou nesta segunda-feira formalmente seu cargo em um ato no Departamento de Estado, no qual foi acompanhada pelo marido, o ex-presidente Bill Clinton, sua filha, Chelsea, e sua mãe, Dorothy Rodham.
Na cerimônia, Hillary, vestida de preto e com um colar de pérolas, colocou a mão direita sobre a bíblia, que era segurada por sua família, e, com a mão esquerda para cima, jurou seu cargo como a 67ª secretária de Estado dos Estados Unidos perante o vice-presidente, Joe Biden.
Entre os presentes estavam, entre outros, o Estado-Maior do Departamento de Estado, a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e os ex-secretários de Estado Henry Kissinger, James Baker, Lawrence Eagleburger e Madeleine Albreight.
O ato no qual foi formalizado seu cargo ocorreu depois que a chefe da diplomacia americana jurou, em 21 de janeiro, em cerimônia privada em
seu antigo escritório do Senado,
acompanhada só pela juíza Kathleen Oberly e pelo marido.
Em breve discurso posterior ao juramento, Hillary agradeceu ao presidente dos EUA, Barack Obama, pela confiança depositada nela "durante este período particularmente desafiador da história de nossa nação". A secretária de Estado reiterou que "há muito trabalho pela frente", algo muito importante para enfrentar tanto desafios como oportunidades, disse.
Conectados com o mundo
Hillary destacou que Obama quer que os Estados Unidos estejam conectados com o mundo, apesar de o presidente entender que as dificuldades no caminho não desaparecerão simplesmente, e que é preciso enfrentá-las com decisão, franqueza e de maneira inteligente, e aproveitando também as oportunidades existentes.
Neste sentido, prometeu trabalhar com o Congresso para detectar as deficiências existentes nas práticas do Departamento de Estado e propor as mudanças necessárias para
tornar a diplomacia mais efetiva e mais eficiente do ponto de
vista econômico.
— Apesar de todas as dificuldades, estou otimista — declarou a ex-primeira-dama, que afirmou que acorda "todas as manhãs pensando no que tem que fazer para tornar este mundo mais seguro e mais próspero e de nossa nação tudo o que pode ser".
O discurso de Hillary foi precedido por uma introdução de Biden, que disse ser, para aplausos e risos dos presentes, "fã de Hillary", a 15ª secretária que procede de Nova York e a terceira mulher a desempenhar o cargo. Biden elogiou o "incomparável talento" e "experiência" de Hillary, que representou os EUA como primeira-dama e senadora em 80 países, e que se movimenta com a mesma facilidade nas esferas diplomáticas da Europa e em pequenos povos da África, ressaltou.
Hillary foi à cerimônia acompanhada pelo marido, o ex-presidente Bill Clinton
Foto:
Michael Reynolds, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.