Notícias

 | 28/01/2009 03h44min

Atentado com bomba mata duas pessoas na Colômbia

Explosivo foi colocado em frente a uma locadora em área comercial de Bogotá

Pelo menos duas pessoas morreram na noite desta terça-feira, na explosão de uma bomba em uma zona comercial do norte da capital da Colômbia, Bogotá. O atentado aconteceu no estacionamento de uma locadora de filmes, ao lado de um restaurante. As mortes foram confirmadas pelo ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos.

Os mortos, cujas identidades não foram ainda confirmadas, são uma jovem de 25 anos que caminhava pelo local no momento da explosão e um homem, aparentemente empregado da loja Blockbuster, alvo do atentado. As 20 pessoas que chegaram a ser dadas como feridas haviam ficado presas no interior da loja, onde explodiu a bomba por volta das 21h (0h de Brasília), mas os serviços de emergência conseguiram achá-las a salvo, conforme o ministro.

— A bomba foi dirigida a uma empresa em particular, este é o tipo de bomba que afeta uma comunidade indiscriminadamente. É um ataque terrorista, covarde, que censuramos de todo ponto de vista — disse Santos à emissora de rádio RCN.

O artefato explodiu perto de um cruzamento de duas importantes ruas em uma das zonas mais movimentadas da capital colombiana, onde se concentra um dos shoppings mais badalados, além de restaurantes, áreas de lazer e discotecas. Vários edifícios das imediações foram seriamente danificados e os moradores foram evacuados para que as autoridades averiguem se ainda há mais explosivos na área.

O governo ofereceu uma recompensa de até 100 milhões de pesos (US$ 50 mil) a qualquer cidadão que der informação que leve à detenção dos responsáveis pelo atentado. Santos disse também que o ataque está de acordo com os planos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), embora não tenha confirmado que realmente tenha sido obra da organização guerrilheira.

O prefeito de Bogotá, Samuel Moreno, afirmou que a carga explosiva colocada na porta do estabelecimento era de cerca de cinco quilos. As declarações derrubam a primeira hipótese de que se tratasse de um carro-bomba, como informava a imprensa colombiana pouco depois do fato. Moreno afirmou ainda que para esta quarta-feira foi convocado um conselho extraordinário de segurança na Prefeitura de Bogotá "a fim de avaliar a situação".

— Bogotá não se esquiva perante o crime nem o terrorismo — disse o prefeito, ao qualificar o atentado de "criminoso e terrorista".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.