| 26/01/2009 14h07min
Os participantes do Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS) vão lançar a candidatura do Sistema Único de Saúde (SUS) a patrimônio imaterial da humanidade. A idéia foi apresentada na manhã desta segunda-feira durante ato político que contou com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O ministro afirmou que vai garantir apoio político para a ideia, que classificou como inovadora. Segundo ele, essa é a primeira vez que uma política pública será patrimônio da humanidade.
— É uma iniciativa dos movimentos populares e acho importante pela abrangência do SUS e pelo fato de que ele atende indistintamente todas as etnias, todas as nacionalidades que vivem no Brasil — afirmou Temporão.
O FSMS discute desde domingo a implantação de sistemas universais de saúde em todo o mundo. Temporão ressaltou que o Brasil é um exemplo, já que poucos países adotam o sistema de atendimento universal. Ente eles, Inglaterra, Portugal e Canadá.
— Esse modelo ganha cada vez mais importância
em um momento de crise econômica como o atual, porque ela vai causar um aumento do desemprego e as pessoas serão atendidas no sistema público. Eu, que sou militante da causa, apoio que o mundo inteiro seja atendido por sistemas universais — defendeu o ministro.
Temporão afirmou que o SUS ainda tem suas fragilidades. Um exemplo é o subfinanciamento crônico que impede que esse processo de extensão da cobertura se dê com mais qualidade. Outra questão é a gestão: há o desafio permanente de como usar com mais eficiência o recurso.
Outra novidade apresentada nesta manhã durante o Fórum foi o lançamento da I Conferência Mundial dos Sistemas Universais da Saúde, que será realizada no Brasil. Embora a data ainda não tenha sido definida, a previsão é que ocorra entre 2009 e 2010.
A queda na mortalidade infantil, o programa de combate à Aids e o Saúde na Família foram citados pelo ministro como exemplo do saldo positivo do SUS durante seus 20 anos de
existência.
Participantes do Fórum Social Mundial saem às ruas da capital do Pará, sede do evento
Foto:
Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.