| 26/01/2009 11h26min
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, afirmou hoje que a comunidade internacional deve enfrentar a atual crise financeira e econômica como "o árduo nascimento de uma nova ordem global".
Em discurso na Associação de Correspondentes Estrangeiros em Londres, o primeiro-ministro reclamou do "pessimismo" e das mensagens dizendo que a globalização econômica mundial "fracassou" e que seria necessário voltar a uma era de protecionismo.
— Como alguns querem, poderíamos fechar nossos mercados ao capital, aos serviços financeiros, ao comércio e ao trabalho, e, portanto, reduzir os riscos da globalização, mas isso reduziria o crescimento global — disse o governante.
Na opinião dele, esta opção "nos negaria os benefícios do comércio global e condenaria milhões de pessoas à pobreza". A outra opção é "ver as ameaças e os desafios que enfrentamos hoje como o árduo nascimento de uma nova ordem global", argumentou Brown, acrescentando que "nossa tarefa
consiste em fazer a transição,
através de um 'novo internacionalismo', rumo a uma sociedade global em plena expansão".
— Temos que fazer os ajustes necessários para ter um futuro melhor e fixar as novas regras para esta nova ordem global — disse Brown, que caracterizou a crise como "um desafio sem precedentes, cuja solução precisa de uma mentalidade nova e de regras novas".
Brown fez este discurso três oficialmente que a Grã-Bretanha está em recessão, dias após ser divulgado que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu pelo segundo trimestre consecutivo, entre outubro e dezembro passado, em 1,5%, o pior número registrado no país em quase três décadas.
Primeiro-ministro reclamou do pessimismo a respeito da crise financeira mundial
Foto:
Andy Rain, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.