| 25/01/2009 15h27min
O subcomissário-geral da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), Filippo Grandi, pediu hoje no Cairo a liberação "imediata da entrada de dinheiro líquido na Faixa de Gaza", disseram fontes da Liga Árabe.
Grandi fez este apelo durante a inauguração de uma conferência de cinco dias com os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos refugiados palestinos nos países árabes que os acolhem. O subcomissário explicou que, desde a última ofensiva israelense contra Gaza, iniciada em 27 de dezembro, sua organização não consegue introduzir dinheiro líquido no território.
Além disso, as autoridades palestinas contataram Grandi durante os ataques e lhe informaram que o "sistema financeiro de Gaza está arruinado, dada a proibição à entrada de dinheiro líquido" na faixa territorial. O funcionário da UNRWA também declarou que a agressão israelense causou muitos danos materiais às infraestruturas e prejudicou o fornecimento de luz e água.
—
As perdas (econômicas) chegaram a
números sem precedentes e os armazéns da UNRWA, que são as maiores fontes de ajuda humanitária, foram alvo da agressão — denunciou o diplomata.
Além disso, segundo Grandi, 36 colégios foram bombardeados e destruídos. Para Grandi, os danos psicológicos são piores que as perdas materiais, já que a maioria das crianças no território fica traumatizada com a morte de seus familiares.
Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:
Após semanas de reclusão, ruas de Gaza ficaram cheias de civis que puderam sair para avaliar prejuízos. Veja mais fotos.
Foto:
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.