| 23/01/2009 19h47min
Em seu terceiro dia no poder, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou nesta sexta-feira com os primeiros-ministros de Canadá, Stephen Harper, e Reino Unido, Gordon Brown, e com o rei Abdullah bin Abdul Aziz, da Arábia Saudita.
Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, indicou que parte das conversas girou em torno do Oriente Médio.
Obama planeja que sua primeira viagem oficial como presidente dos EUA tenha como destino o Canadá, uma tradição respeitada por seus antecessores.
A Arábia Saudita é um dos aliados mais importantes dos Estados Unidos no Oriente Médio, enquanto o Reino Unido tem uma "relação especial" com sua ex-colônia.
Em seu primeiro dia de trabalho como presidente, na quarta-feira, Obama conversou com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, os presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e Egito, Hosni Mubarak, e o rei Abdullah II, da Jordânia.
A Casa Branca indicou que Obama conversou com os
quatro líderes sobre a situação em Gaza e expressou seu compromisso de se envolver desde o começo de seu mandato de maneira significativa para tentar conseguir a paz entre israelenses e palestinos.
Obama nomeou na quinta-feira como enviado para o Oriente Médio o veterano mediador George Mitchell, em cerimônia na qual prometeu trabalhar de maneira "ativa e enérgica" para conseguir um acordo de conciliação na região.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.