Notícias

 | 20/01/2009 10h01min

Juventude encara Sapucaiense na estreia no Gauchão

Alviverde aposta em jogadores formados no clube para a disputa do Estadual

Gabriel Izidoro  |  gabriel.izidoro@pioneiro.com

A papada verá novidades em campo a partir das 19h30min desta terça no Alfredo Jaconi. No momento em que o Juventude abrir o Gauchão 2009 contra o Sapucaiense, cinco jogadores formados no Alviverde estarão debutando como titulares nessa competição. São os beneficiários da nova realidade imposta no clube em razão da crise econômica mundial e permanência na Série B.

Acompanhe a partida no placar ao vivo do clicRBS

Chance para que o goleiro Carlão, o lateral-direito Naydion, o zagueiro Douglas, o volante Tiago Renz e o meia Alan – só para ficar nos que devem sair jogando, pois a lista é ainda maior se incluídos os prováveis reservas – iniciem a transição de promessas das divisões inferiores para realidade nos profissionais.

– É a oportunidade da vida deles. Mas a ansiedade nessa hora só atrapalha, então é importante que o torcedor tenha muita paciência com esses meninos, para não queimar ninguém. No futebol, a idade é muito menos importante do que a qualidade – destacou o técnico Paulo César Gusmão, que faz mistério em torno até dos relacionados na concentração.

Entretanto, a julgar pelo coletivo da tarde desta segunda no CT do clube, que o vento, a chuva e o frio encarregaram-se de terminar mais cedo, Carlão deve realmente começar seu primeiro Estadual com a camisa 1 alviverde aos 19 anos.

– É a oportunidade da minha vida, vou procurar fazer o mesmo dos treinos, da equipe B e dos juniores. Nessa hora, um frio na barriga é normal, mas vou manter a tranquilidade – confessou o jogador.

Douglas destacou que a meta do Ju é levar a taça, após ficar com o vice em 2007 e 2008.

– Sempre dá um frio na barriga, mas quando a bola rolar, o nervosismo passa e tudo corre normal. Vamos entrar para buscar o título – comentava Douglas.

– É a oportunidade de mostrar o nosso trabalho. O nervosismo é normal. Acho que o frio na barriga passa quando a bola rolar – concordou Naydion.

Porém, se entre os calouros havia algum com motivos de sobra para apreensão, era Tiago Renz. Bolhas e calos nos pés o barraram dos treinos na antevéspera da estreia. Durante a Série B do ano passado, quando começava a afirmar-se entre os titulares, foi uma pneumonia que o derrubou por 30 dias e comprometeu o restante da temporada. A situação atual, entretanto, não é considerada preocupante.

– A oportunidade está dada, temos que aproveitar da melhor forma. O cara fica ansioso para chegar a hora, mas isso não pode atrapalhar. É só fazer o mesmo que na equipe debaixo, mas com a responsabilidade maior – declarou.

Perto dos colegas, o meia Alan pode ser considerado um veterano. Afinal, já jogou uma Série C pelo Esportivo e disputará hoje sua segunda partida de Gauchão. Da anterior, só quem deve fazer alguma questão de lembrar é o Guarany-Ba, pois foi sua única vitória no campeonato de 2008, quando caiu para a Segundona.

– Estou tranquilo. O PC procura acalmar todo mundo e passar tranquilidade para fazer o de sempre. Só o que ele pede é personalidade – explicou o meia.

Já o Sapucaiense deve entrar em campo no 3-5-2 como sistema tático preferencial. Entre os titulares, os destaques são o veterano centroavante Adão, ex-Caxias e Grêmio, e o lateral-direito Gian, um dos protagonistas da boa campanha no Gauchão passado.

O gerente de futebol da equipe de Sapucaia, Silvio Larssen, prevê dificuldades para o time no Estadual:

– Nosso primeiro objetivo é não cair. A equipe é pequena, é muito diferente das outras. Será muito difícil. Mas pela fórmula diferenciada pode ser que a gente consiga chegar ao mata-mata dos turnos – argumentou Larssen.

PIONEIRO
JUVENTUDE SAPUCAIENSE
Carlão; Naydion, Douglas, Da Silva e Cris; Walker, Tiago Renz (Alex Moraes), Alan e Ivo; Léo Andrade e Mendes. Leonardo Magna; Cirilo, Dias e Lacerda; Gian, Eloir, Douglas, Evandro e Jean Paulo; Castiano e Adão.
Técnico: PC Gusmão Técnico: Ben-Hur Pereira
Campeonato Gaúcho - 1ª rodada - 20/01/2009.
Local:
Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
Horário: 20h30min.
Árbitro: Ânderson Daronco, auxiliado por Júlio César Santos e Carlos Selbach.
Rádio: Caxias.
TV: TVCOM anuncia transmissão ao vivo, inclusive para Caxias do Sul.
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.