| 17/01/2009 05h36min
A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, reduzirá pela metade sua produção no Japão entre fevereiro e abril frente aos volumes do ano passado, para 9 mil unidades diárias.
Neste sábado, a montadora suspendeu a produção em 11 das 12 fábricas que tem no país, como já tinha anunciado, em resposta à queda das vendas de carros no mundo todo.
É a primeira vez que Toyota suspende operações nessa escala desde agosto de 1993, quando durante um dia cancelou a fabricação em todas as suas fábricas domésticas devido à forte valorização do iene frente ao dólar.
Fontes da indústria automotiva afirmaram que a Toyota cortará sua produção entre fevereiro e abril para cerca de 9 mil unidades por dia de operação, abaixo do limite de rentabilidade.
A fabricação de 11 mil unidades diárias é considerada o limite de rentabilidade pela Toyota, cuja média de produção foi no ano passado de perto de 20 mil também por dia.
Seu
plano para fazer frente à crise da indústria passa, além
disso, por suspender a produção durante um total de 14 dias entre janeiro e março, geralmente durante os fins-de-semana.
Previamente, a Toyota já havia parado em dezembro passado a produção em duas fábricas que faziam veículos destinados à exportação à América do Norte, o mercado mais afetado pela crise global.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.