| 14/01/2009 15h43min
Uma organização oposta à Guerra do Iraque convocou uma manifestação para pedir que o presidente americano George W. Bush seja preso por "crimes contra a humanidade", durante a posse de Barack Obama em Washington, no dia 20 de janeiro.
Você mora ou vai a Washington para a posse de Obama? Conte como estão os preparativos e suas expectativas
O governo, comandado até lá pelo próprio Bush, autorizou a manifestação, marcada para acontecer em frente à sede do FBI, durante o desfile em honra de Obama.
O Washington Peace Center (Centro de Paz de Washington), que mobilizou, organizou e financiou o ato poderá concentrar até 3 mil manifestantes, que
pretendem encher o local com letreiros com a mensagem "Prendam Bush!".
"Pedimos a detenção de George W. Bush por instigar uma guerra contra uma nação que não representava uma ameaça, ataques gratuitos contra populações civis, uso de tortura e violações (dos regulamentos) das Nações Unidas" diz a organização.
O Centro de Paz de Washington também acusa o presidente americano de mentir ao Congresso e ao povo americano sobre as razões para a invasão do Iraque, em março de 2003, pelas mortes de soldados americanos e iraquianos civis nesse conflito e por abuso da Constituição dos EUA.
A manifestação também conta com o respaldo dos grupos "After Downing Street" e "Shoes for Bush", grupo cujo nome alusão ao repórter iraquiano que tentou acertar o presidente dos EUA com seus sapatos, em dezembro, durante uma entrevista coletiva.
Para garantir uma participação visível, os organizadores pediram aos manifestantes que baixem de sua página de internet, "http://arrestbush2009.com", os letreiros que pedem a prisão de Bush.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.