| 09/01/2009 14h17min
Marta vai assinar um contrato de três anos com o Los Angeles Sol e disputar a liga norte-americana de futebol feminino, chamada de Women's Professional Soccer (WPS). O acordo está fechado e o empresário da craque brasileira, Fabiano Farah, recebeu na última quinta-feira a minuta de contrato. Ele analisa toda a documentação para que o anúncio oficial seja feito durante o Fifa Gala, evento que elege os melhores jogadores de 2008 no futebol mundial, que acontece na próxima segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Marta está entre as finalistas e é a favorita para receber o prêmio pela terceira vez seguida.
Marta vai aposentar o número 60 que vestia no Umea e passar a usar a camisa 10 nos Estados Unidos. Aos 22 anos, a jogadora A já marcou 50 gols com a camisa da seleção e será o pilar de promoção da WPS assim como David Beckham, jogando pelo Los Angeles Galaxy, foi para MLS. Ela chega para credenciar e qualificar a liga americana, que começa em abril. A estréia oficial de Marta deve ser contra o Washington Freedom na primeira partida do campeonato, que será realizada no Estádio Home Depot Center, em Carson, Califórnia.
– Depois de uma negociação difícil e que durou muito, somente ontem (quinta-feira) eu recebi a minuta referente a todo acordo verbal. A negociação demorou muito e foi difícil pela importância da Marta para a WPS como a principal contratação. Foi uma negociação atípica porque foi feita com a mesma empresa que contratou David Beckham para o Los Angeles Galaxy. É um contrato extenso e longo de quase 40 páginas. Mas o acordo verbal é total. Tenho certeza de que está tudo firmado no contrato. A ideia é entrar em contato com eles ainda nesta sexta-feira e anunciar oficialmente durante o Fifa Gala – disse Fabiano Farah ao GloboEsporte.com.
Marta deve viajar no dia 15 de fevereiro para os Estados Unidos para iniciar pré-temporada. O Los Angeles Sol vai ter a mesma estrutura do "irmão" Galaxy. Os jogos serão no mesmo estádio assim como o Centro de Treinamento.
Em novembro, Marta foi eleita a atacante do ano no futebol sueco. Esta foi a segunda vez em que a brasileira recebeu o troféu. A primeira foi no ano passado. Detalhe é que as regras da premiação mudaram por causa de dela. Até 2007, apenas jogadoras suecas podiam concorrer. Na despedida do Umea, Marta foi campeã sueca pela quarta vez seguida e ainda terminou com a artilharia da competição com 23 gols, ao lado da holandesa Manon Mellis.
Após quatro anos no Umea, da Suécia, Marta vai deixar saudades no clube. No jogo de despedida, contra o Arsenal, pela Copa da Uefa, a brasileira marcou quatro gols. O jogo teve gosto de vingança. Na temporada passada, o Arsenal venceu o Umea na decisão e ficou com o título. A vitória classificou a equipe sueca para as semifinais da principal competição européia entre mulheres.
Marta não vai estar sozinha nos Estados Unidos. A zagueira Johanna Frisk, 22 anos, amiga de Marta no Umea, também está perto de assinar com o time americano. Ela negocia um contrato por duas temporadas com o Los Angeles Sol. Além disso, a atacante brasileira Cristiane vai jogar pelo Chicago Red Stars.
Marta vai jogar no futebol do Estados Unidos
Foto:
Yiorgos Nissiotis, AP, Banco de Dados - 12/08/2004
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.