Notícias

 | 04/01/2009 22h57min

Obama cogita ampliar auxílio-desemprego

Medidas faria parte do Plano de Reinvestimento e Recuperação dos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama e os legisladores democratas consideram ampliar de forma considerável o auxílio-desemprego assim como a cobertura médica pública, informou hoje o jornal The New York Times (NYT). Entre as propostas que se cogitam, segundo o jornal, está a de ampliar a cobertura por desemprego aos trabalhadores em tempo parcial, uma medida à qual os legisladores republicanos se opuseram no passado.

Outra idéia sob consideração, segundo o jornal, é a de financiar as despesas nos quais incorram as empresas por continuar oferecendo de forma temporário cobertura médica aos empregados aposentados e despedidos, assim como a seus familiares. Além disso, o programa também permitiria aos trabalhadores que tenham perdido um emprego que não oferecia seguro médico privado entrar no programa de cobertura governamental Medicaid.

Esse conjunto de medidas faria parte do pacote de estímulos que Obama procura aprovar e que ontem cunhou com o nome de Plano de Reinvestimento e Recuperação dos Estados Unidos. Os assessores de Obama acreditam que o custo do pacote de estímulo pode alcançar US$ 775 bilhões.

O presidente eleito Barack Obama pediu no sábado aos dirigentes do Congresso que atuem rapidamente para implementar um plano de recuperação econômica, enquanto vários republicanos dizem que necessitam mais tempo para revisar os detalhes do mesmo. O plano comentado por Obama foi desenhado para criar três milhões de empregos.

— Para muitas famílias, o ano novo traz nervosismo e incertezas, enquanto as contas aumentam, as dívidas seguem crescendo e os pais se preocupam que seus filhos no tenham as mesmas oportunidades que ele tiveram — disse Obama em uma mensagem gravada na sexta-feira, transmitida no site YouTube na manhã de sábado.

Família Obama em Washington

O presidente eleito de EUA, Barack Obama, viaja hoje à capital americana, aonde já se transferiu sua família e onde o aguarda uma intensa agenda de trabalho antes da cerimônia de posse de 20 de janeiro. Obama aterrissou na Base Aérea Andrews, no estado de Maryland, vizinho à capital, por volta das 18h30min locais (21h30min de Brasília).

O novo ocupante da Casa Branca irá em seguida para o histórico Hotel Hay-Adams, onde já estão hospedadas sua mulher, Michelle, e suas filhas Malia e Sasha, de dez e sete anos, respectivamente. A esposa e filhas de Obama chegaram a Washington ontem à noite, procedentes de Chicago.

AE E EFE
Lawrence Jackson, AP  / 

Obama é saudado ao chegar à Base Aérea Andrews, em Maryland
Foto:  Lawrence Jackson, AP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

03/01/2009 14h45min
Obama quer criar três milhões de empregos com pacote econômico
03/01/2009 12h08min
Republicanos planejam ignorar posse de Obama
03/01/2009 00h10min
Pesquisa mostra militares americanos pessimistas sobre Obama
02/01/2009 15h41min
Principais bolsas europeias fecham em alta
01/01/2009 21h30min
Obama e Pelosi debaterão pacote econômico na segunda-feira, diz jornal
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.