| 09/12/2008 11h43min
Com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) — a soma de bens e riquezas produzidos no país —, divulgado nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento da economia em 2008 deve ficar entre 5% e 5,5 %. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo ele, o resultado mostra que o país está forte para enfrentar a crise. Mantega afirmou que, para o ano que vem, a “meta de crescimento a ser perseguida” continua 4%, “se todos trabalharem nesse sentido”.
O ministro também afirmou que o resultado do PIB no terceiro trimestre deste ano é de "qualidade" porque foi puxado pela expansão do investimento. Segundo ele, o investimento alto significa que o país está modernizando o seu parque produtivo. Na avaliação de Mantega, essa modernização capacita o país para competição mais forte que acontecerá depois que a crise financeira internacional se acalmar.
O ministro da Fazenda atribuiu o resultado do PIB ao
Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), que dinamizou a economia, principalmente a construção civil. Para ele, o PIB é resultado ainda da política de desenvolvimento produtivo lançada pelo governo no primeiro semestre, que reduziu o custo dos investimentos.
O IBGE divulgou nesta terça que o PIB cresceu 6,8% no terceiro trimestre de 2008 ante igual trimestre do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, o PIB do terceiro trimestre aumentou 1,8%. No acumulado de janeiro a setembro de 2008, o PIB brasileiro registra expansão de 6,4% e em 12 meses terminados em setembro, aumento de 6,3%. No terceiro trimestre, o PIB do país somou R$ 747,3 bilhões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.