| 08/12/2008 13h12min
O UBS, maior banco da Suíça, divulgou relatório sobre o cenário econômico global para o próximo ano. Segundo o relatório, os Estados Unidos devem passar pela pior recessão em mais de 25 anos. Já o impacto sobre a Europa é menos uniforme, com Reino Unido e Espanha afetados mais duramente, enquanto Suíça e Alemanha ficam melhor posicionadas para enfrentar a crise.
De acordo com o estudo, as economias dos mercados emergentes provavelmente vão desacelerar de forma acentuada no próximo ano, mas "China, Índia, Brasil e Rússia parecem ser capazes de evitar uma clara recessão". Os autores do relatório projetam uma recuperação branda durante o segundo semestre de 2009 e início de 2010.
O relatório estima que a atividade econômica da China, Índia, Brasil e outros mercados emergentes desacelere acentuadamente no próximo ano. Por este motivo, a venda indiscriminada de ativos de mercados emergentes em 2008 pode se estender até 2009.
Há ainda risco
considerável nos lucros futuros. Em relação
aos títulos de mercados emergentes, o relatório indica evitar emissores de dívida soberana abaixo de grau de investimento e recomenda diversificar entre os emissores com classificações acima de grau de investimento. Diante desse cenário, surge a tendência dos mercados em desenvolvimento ganharem cada vez mais importância no PIB global.
O relatório informa que os mercados financeiros também refletem uma grande quantidade de notícias ruins no preço. Todas as principais categorias de ativos de risco, como imóveis, ações e commodities, registraram quedas acentuadas nos preços em 2008.
"Os benefícios da diversificação foram limitados durante o ano em razão da queda generalizada, embora os títulos do governo tenham desempenhado seu papel para as carteiras de amortecedor contra riscos de recessão", informa o banco.
O estudo enfatiza ainda a importância de diversificar o portfólio, adotar uma postura defensiva nos investimentos e assumir riscos calculados
como forma de atingir uma performance
superior à do mercado em 2009.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.