| 26/11/2008 08h44min
O Banco Popular da China anunciou hoje um corte de 1,08 ponto percentual — o maior da década — em sua taxa básica de juros, para 5,58%, a fim de "estimular sua economia", informou hoje, em comunicado em seu site oficial.
Esta redução de 1,08 ponto é a quarta redução de juros ordenada pela China nos últimos três meses, após as duas de setembro e a de 0,27 ponto decidida em 29 de outubro, naquela ocasião coordenada junto com as principais economias mundiais para fazer frente à crise financeira.
Com o corte de hoje, a taxa de juros de empréstimos em iuanes (a moeda local) a um ano ficaria em 5,58%, frente ao 6,66% anterior. A taxa de depósitos em iuanes cairia para 2,52%, frente ao 3,60% anterior.
Além disso, o Banco Popular da China anunciou no mesmo comunicado uma redução do depósito compulsório dos bancos (porcentagem das reservas que cada entidade financeira não pode reinvestir), a fim de aumentar a liquidez no sistema e
promover o consumo. O novo depósito compulsório
será de 15,5%, frente ao 16,5% anterior, nos bancos de grande porte, e de 14,5% para os de pequeno e médio. Os novos juros entram em vigor amanhã, e os novos coeficientes no próximo dia 5.
Entenda a crise:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.