| 22/11/2008 17h39min
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), anunciou na tarde deste sábado que decretou situação de emergência no Estado, em razão os estragos provocados pela chuva na faixa leste catarinense.A medida vai facilitar o deslocamento de recursos de áreas menos afetadas para as mais atingidas, como o Litoral.
O governador também convocou o grupo de ações coordenadas, também acionado quando ocorreu o Furacão Catarina, em 2003, para minimizar os estragos provocados pela chuva.
— Tendo (este grupo) um representante de cada órgão do governo em reunião permanente, sob a coordenação da Defesa Civil para atua imediatamente nas ações de emergência que seja necessárias — disse Luiz Henrique.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são 746 o número de desabrigados e desalojados na região. A situação é considerada mais crítica em Joinville, Blumenau, Itajaí, Brusque e na Grande Florianópolis.
Há
registro da morte de um homem por soterramento em
Brusque, segunddo informação repassada ao governo pela Defesa Civil local. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Blumenau, duas pessoas também teriam morrido por soterramento na cidade. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.
No Vale do Itajaí, os rios ainda não atingiram o nível de alerta (que indica risco de enchente e varia de acordo com a topografia da região). Em Santo Amaro da Impetratriz, na Grande Florianópolis, o Rio Cubatão transbordou e comprometeu acessos á cidade. No Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, a situação é considerada grave.
Segundo o governador Luiz Henrique, o governo solicitou ao Exército que ajude nos trabalhos da Defesa Civil de Santa Catarina. Luiz Henrique informou ainda que já entrou em contato com o governo federal para solicitar ajuda financeira ao Estado.
Funcionários de autarquias e empresas estatais catarinenses, como a companhia de energia Celesc, também estão sendo
convocados para auxiliar em casos de
emergência. Todas as Secretarias de Desenvolvimento Regional do governo do Estado também estão de plantão.
Além da chuva, o vento provoca estragos no Litoral Norte, com registro de destelhamentos em Itapoá, segundo a Defesa Civil Estadual.
O vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), fez um apelo à sociedade catarinense para que colabore com as autoridades. Pavan pediu que as pessoas não fiquem em áreas consideradas de risco.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.