Notícias

 | 21/11/2008 10h39min

Seleção Brasileira fecha 2008 com 63,6% de aproveitamento

Em 11 jogos, time de Dunga conseguiu seis vitórias, três empates e duas derrotas

O ano foi repleto de críticas, com pressão e rumores da saída de Dunga da Seleção Brasileira. No entanto, os resultados mostram que 2008 não foi desastroso. Pelo contrário, a equipe teve 63,6% de aproveitamento. Foram 11 jogos, com seis vitórias, três empates e duas derrotas. As informações são do GloboEsporte.com.

O sonhado ouro olímpico não veio, mas o Brasil voltou com uma medalha de bronze na bagagem. E encerra a temporada em segundo lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, atrás do Paraguai, mas à frente da Argentina. O desempenho em 2008 é um pouco inferior ao de 2007, em que a Seleção terminou com 70,5% de aproveitamento.

A Seleção Brasileira abriu o ano com uma vitória sobre a Irlanda. Depois, nova vitória por 1 a 0, agora sobre a Suécia na comemoração dos 50 anos do primeiro título mundial do Brasil. Aí veio uma vitória suada contra o Canadá por 3 a 2 e o desastre contra a Venezuela. A derrota por 2 a 0 no amistoso disputado em Boston, nos Estados Unidos, foi a primeira da história da seleção para o rival. E iniciou uma série de críticas contra o treinador brasileiro.

Em seguida, nova derrota, agora nas Eliminatórias para o Paraguai, em Assunção. Começaram os rumores da possível saída de Dunga. No jogo seguinte, um empate sem gols com a Argentina no Mineirão. E os gritos de "Adeus, Dunga!". Mas o técnico sobreviveu e continuou forte no cargo com a vitória incontestável sobre o Chile, em Santiago, por 3 a 0 na partida seguinte.

A paz durou pouco. Veio o empate sem gols com a lanterna Bolívia e novas vaias e protestos contra Dunga. Novamente, começaram as notícias de que uma derrota para a Venezuela seria fatal para o treinador. Dentro de campo, outra vez, o time teve uma atuação de gala. Vitória por 4 a 0, fora o show de bola.

No jogo seguinte a Seleção voltou a jogar mal em casa. Novo empate sem gols, agora com a Colômbia, e protestos. O amistoso contra Portugal ganhou status de decisão. E a equipe de Dunga teve a melhor apresentação na temporada. Chocolate de 6 a 2, com direito a "olé". Cristiano Ronaldo, que deve ser eleito em janeiro o melhor jogador da Fifa de 2008, nem viu a cor da bola.

Sem se abalar com as críticas, Dunga segue no comando da Seleção. E garante estar pronto para novos desafios. Em 2009, a Seleção Brasileira precisa confirmar a classificação para a Copa do Mundo de 2010 e vai disputar a Copa das Confederações, na África do Sul.

– As críticas vão continuar sempre. Todos que passaram por aqui enfrentaram isso. Não sou só eu. O mais importante é confiar no trabalho. O que me dá a certeza de que estou no caminho certo é a relação com os jogadores, a segurança que tenho para trabalhar com eles na seleção – disse o treinador.

Sob o comando do capitão do tetra, o Brasil atuou 34 vezes desde 2006, com 22 vitórias, nove empates e quatro derrotas, curiosamente todas por 2 a 0 (Portugal e México em 2007; Venezuela e Paraguai, este ano). A seleção marcou 70 gols e sofreu 24. Robinho com 12 gols, Kaká com 10 e Luís Fabiano, com nove são os principais artilheiros.

Agora, o próximo compromisso da Seleção será no dia 10 de fevereiro de 2009 contra a Itália, em um amistoso que será disputado em Londres.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.