Notícias

 | 17/11/2008 19h09min

Incidentes de fundo racial cresceram nos EUA após vitória de Obama

Crimes incluem vandalismo, ameaças e pelo menos um ataque pessoal

Após a vitória de Barack Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, o país registrou um aumento no número de incidentes com fundo racial. Segundo reportagem publicada pelo jornal inglês Daily Telegraph, os crimes incluem vandalismo, ameaças e pelo menos um ataque pessoal. Dois jovens neonazistas foram presos sob a suspeita de planejar o assassinato de Obama e de outras pessoas negras.

— Houve centenas de incidentes desde as eleições, muito mais do que o usual, disse Mark Potok, diretor de inteligência do Southern Poverty Law Center, instituto que monitora os crimes ligados ao preconceito racial.

Os incidentes, de acordo com o jornal, vão de leste a oeste do país, desde crianças cantando "Matem Obama", a um adolescente negro que foi atacado na cidade de Nova York por quatro pessoas brancas na noite das eleições aos gritos de "Obama".

A mudança não vem fácil, e um presidente negro é "a mais profunda mudança no campo racial que este país experimentou desde a Guerra Civil", disse William Ferris, diretor associado do Center for the Study of the American South, na Universidade da Carolina do Norte.

— Está balançando as fundações sobre as quais os Estados Unidos se fundou durante séculos — diz Ferris.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.