| 13/11/2008 10h53min
As três pessoas que saíram para pescar de barco em um rio e estavam desaparecidas em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram encontradas com vida ainda nesta quarta-feira. Com isso, continuam desaparecidos no Estado por causa da chuva dois homens que foram arrastados enquanto tentavam atravessar o Arroio do Cipó na tarde de terça-feira em Painel, na Serra Catarinense.
Outras duas pessoas estão desaparecidas no mar em Itapoá, mas, segundo a Defesa Civil, as informações sobre o caso são vagas e a princípio o desaparecimento não tem relação com a forte chuva que atingiu a cidade.
Na quarta-feira, choveu 199,8 milímetros em 12 horas em Itapoá, quantidade superior ao esperado para o mês. Os acessos à cidade estão interditados e, segundo dados atualizados nesta quinta-feira, há cerca de cem pessoas desalojadas e 84 que estão abrigadas no ginásio municipal.
São consideradas desalojadas as pessoas que tiveram que deixar suas casas e foram para
residências de parentes e amigos.
Pessoas desabrigadas são as que precisaram sair de casa e foram para abrigos providenciados por órgãos públicos.
Segundo os bombeiros, a chuva diminuiu mas o nível do Rio Saí Mirim continua subindo, provocando alagamentos.
Para auxiliar as famílias afetadas em Itapoá, a Defesa Civil está providenciando cestas de alimentos, colchões e cobertores. Como o município está sem acesso, pois os níveis dos rios Saí Mirim e Saí-Guaçu invadiram as rodovias, é possível que os mantimentos de menor porte sejam levados por transporte aéreo.
O município decretou situação de emergência na quarta-feira, assim como Benedito Novo, no Vale do Itajaí, que registrou alagamentos e um deslizamento de terra que interditou a rodovia SC-477 no km 156, próximo à cidade de Doutor Pedrinho.
Outros 30 municípios catarinenses também estão em situação de emergência em decorrência das chuvas do mês de outubro.
Joinville
Em Joinville, também no Norte de Santa
Catarina, cerca de 280 pessoas continuam desalojadas e 50 estão abrigadas na Escola Nagib Zattar, no bairro Jardim Paraíso.
Ainda no Norte do Estado, em Garuva, cerca de 20 pessoas precisaram deixar suas casas por causa de problemas provocados pela chuva.
Os outros municípios catarinenses continuam a fazer o levantamento dos danos. Ao todo, 16 cidades já registraram problemas com as chuvas: Águas Frias, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Presidente Castello Branco, Benedito Novo, Camboriú, Mondaí, Rio dos Cedros e Garuva.
Nesta quinta-feira, o número de desabrigados e desalojados no Estado registrado na Defesa Civil é de cerca de 660 pessoas.
Segundo o subtenente Edson Baú da Silva, da Defesa Civil de Santa Catarina, o tempo está melhorando e a preocupação maior agora é com Litoral Sul, que ainda prevê a ocorrência de chuvas mais
fortes.
A Defesa Civil continua em alerta,
pois há risco de deslizamentos principalmente ao longo do Litoral e Vale do Itajaí, onde o solo está encharcado. Contatos com as coordenadorias municipais podem ser feitos pelo telefone 199.
Em Itapoá, a chuva diminuiu mas o nível do Rio Saí Mirim continua subindo, provocando alagamentos
Foto:
Graer, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.