Notícias

 | 12/11/2008 13h12min

GM Europa cortará produção em 20%, informa sindicato espanhol

Produção e jornada dos funcionários serão reduzidas

A General Motors Europa informou que reduzirá a produção e a jornada de trabalho de seus funcionários em 20% em todas as suas fábricas em 2009 para enfrentar a queda do mercado e suas dificuldades financeiras, marcadas pela necessidade de 595 milhões de euros para garantir sua liquidez.

Pedro Bona, secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT) na fábrica da GM em Figueruelas, na província espanhola de Zaragoza, explicou que a montadora reduzirá em 10% seus custos estruturais. A redução da jornada de trabalho dos funcionários, que levará a reduções salariais, começará a ser analisada na próxima semana na reunião na Alemanha dos 32 representantes sindicais das fábricas européias da GM.

A redução da produção será feita do modo mais eqüitativo possível entre todas as fábricas da GM na Europa, acrescentou a fonte. No conjunto das fábricas européias, está previsto o volume de produção de 1,385 milhão de veículos em 2009, número que já inclui a redução de 20%.

Bona disse que ainda é cedo para saber como a diminuição da produção afetará o emprego. No entanto, Bona destacou que o objetivo é que todos os funcionários mantenham o vínculo de trabalho com a empresa, da mesma forma que aconteceu no último ajuste:

— A situação está muito ruim e tudo dependerá do financiamento externo e do que os sindicatos puderem oferecer" para salvar a situação — acrescentou.

A situação da GM, que lançou uma advertência sobre a possibilidade de bancarrota se não receber ajudas nas próximas semanas, é ainda pior, com prejuízos de US$ 2,8 bilhões e perda de liquidez de US$ 6,9 bilhões no terceiro trimestre, anunciou a multinacional na semana passada.

Embora a montadora tenha anunciado o cancelamento de novos lançamentos, Bona disse que a GM Europa ainda poderia manter a meta de comercializar 20 modelos até 2012, inclusive o novo Meriva, que será produzido em Figueruelas a partir de janeiro de 2010, se a companhia resolver seus problemas de liquidez.

Entenda a crise

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.