| 09/11/2008 18h59min
O Grêmio foi até o Parque Antártica sabendo que somente uma vitória neste domingo o manteria com reais chances de seguir brigando pelo título do Brasileirão. E o Tricolor não decepcionou. O time de Celso Roth fez a melhor atuação no segundo turno e venceu o Palmeiras por 1 a 0. Com o resultado, o clube gaúcho assumiu a segunda posição e está apenas dois pontos atrás do líder São Paulo.
O único gol do confronto foi marcado pelo capitão Tcheco. A última vitória do Grêmio fora de casa havia sido contra o Atlético-MG, na partida de encerramento do primeiro turno da competição.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Coritiba, em jogo que deve contar com o Estádio Olímpico completamente lotado.
Grêmio melhor no primeiro tempo
Grandes rivais em confrontos históricos nos anos 90, Grêmio e Palmeiras fizeram neste domingo um jogo decisivo para as pretensões de ambos no Brasileirão de 2008. Com muitos desfalques na defesa, Celso Roth improvisou o volante Amaral na zaga e promoveu a estréia entre os profissionais do garoto Héverton. Tudo para manter o esquema 3-5-2, usado pela equipe desde o início do campeonato. Já o time paulista, sem Kléber, Diego Souza e Roque Júnior, entrou com apenas dois zagueiros e tendo Léo Lima no meio.
Depois de semana tensa, com alguns torcedores indo ao treino para cobrar os jogadores do Grêmio, a expectativa era ver como os atletas responderiam em campo. E os atletas gremistas mostraram que vão brigar pelo título até o final.
Com um bom toque de bola e saindo em alta velocidade para os contra-ataques, o time dirigido por Celso Roth foi superior ao Palmeiras e foi a única equipe a criar situações de gol nos 45 minutos iniciais.
As melhores jogadas do clube gaúcho passavam pelos pés de Reinaldo. Aos 26 minutos, ele recebeu de Willian Magrão e fez bela abertura para Marcel. O centroavante se viu frente a frente com Marcos e chutou com estilo. A bola passou tirando tinta da meta palmeirense.
Logo em seguida, Souza obrigou Marcos a fazer uma grande defesa, depois de um grande lance pela direita. Aos 41 minutos, Rafael Carioca avançou com qualidade e tocou para Reinaldo soltar a bomba, já dentro da área. Novamente o veterano arqueiro palmeirense salvou o time paulista.
O Palmeiras chegou algumas vezes com perigo no primeiro tempo, mas, em todas as oportunidades, a arbitragem já havia parado o lance apontando o impedimento.
Pressão palmeirense
Paulistas e gaúchos voltaram para o segundo tempo sem alterações. Mas a postura das equipes foi diferente no início da etapa final. O Palmeiras veio para cima e o Grêmio se encolheu.
Apesar da pressão, o time da casa não conseguia criar situações para marcar. Celso Roth apostou na velocidade de André Luís. O jogador, que vinha de uma longa parada, entrou no lugar de Reinaldo e deu muito mais força ofensiva ao time.
Logo no primeiro lance, André Luís recebeu de Helder e quase marcou. Mas o tão esperado gol da vitória gremista aconteceu em um lance surpreendente, quase sem querer.
Tcheco marca o gol da vitória
Aos 28 minutos, Tcheco recebeu na intermediária pela esquerda. Levantou na área do Palmeiras procurando Marcel e Jean. A bola passou pelos dois, ninguém da zaga tocou na bola, o goleiro Marcos ficou apenas olhando e ela morreu no fundo das redes: 1 a 0.
Depois do gol do Grêmio, o goleiro Marcos ficou desesperado. O arqueiro corria para a área do Grêmio a todo o instante, deixando a meta palmeirense sem proteção.
Tentando sustentar o resultado, Adílson e Orteman entraram nos lugares de Helder e Marcel. Com muita garra e mostrando que o título ainda permanece vivo na mente de todos os jogadores do Grêmio, o time gaúcho segurou o placar durante os cinco minutos de acréscimos dados pelo árbitro paranaense Héber Roberto Lopes e comemorou, fora de casa, uma vitória em um jogo de seis pontos.
Jogadores do Grêmio comemoraram a vitória com a torcida gremista no Palestra Itália
Foto:
Ari Ferreira, Lancepress
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.