Notícias

 | 06/11/2008 10h56min

Chuvas de outubro deixam 25 municípios de SC em situação de emergência

Temporais desta quarta-feira provocaram estragos em Florianópolis e Jaraguá do Sul

Por causa das fortes chuvas que atingiram o Estado em outubro, 25 municípios já decretaram situação de emergência. Os mais atingidos pelas chuvas de outubro ficam no Oeste e Extremo-Oeste do Estado.

Os últimos decretos foram enviados na quarta-feira. Nesta quinta, técnicos da Defesa Civil foram à região fazer a vistoria dos locais mais atingidos.

O documento então é repassado para o governo do Estado e de lá para o governo Federal. A partir daí, a situação é novamente avaliada e o município pode receber ajuda financeira.

Contabilizando todos os danos e prejuízos dos municípios atingidos por temporais em outubro, foram registrados cerca de 1,4 mil desalojados, 98 desabrigados, 619 residências atingidas e 11 destruídas, além de diversas pontes e estradas danificadas.

Chuva causou estragos na quarta-feira

A chuva que atingiu o Estado nesta quarta-feira também provocou estragos, embora com menos gravidade, em Florianópolis e Jaraguá do Sul.

Além disso, em Braço do Norte, Grão-Pará, São Ludgero e Içara, no Sul do Estado, os produtores de fumo tiveram boa parte das lavouras prejudicadas pelo granizo. Alguns perderam toda a produção.

Em Jaraguá do Sul, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil receberam mais de 80 chamados de moradores assustados com a enxurrada, que surgiu em pouco mais de meia hora de chuva.

Ruas dos bairros Amizade, Rau e Estrada Nova ficaram tomadas pela água. Na Rua José Picolli, o agravante foi o barro que se misturou com a água, que invadiu casas e comércios.

Os deslizamentos de terra que provocaram mais preocupação ocorreram na Rua Carlos Schulz, no bairro Czerniewicz, e na Rua José do Patrocínio, no bairro Rau, segundo a Defesa Civil. Ninguém ficou ferido ou desabrigado.

Capital

Em Florianópolis, a Defesa Civil registrou quatro ocorrências na quarta-feira. A mais grave foi no Morro do Mocotó, onde um muro de pedras que segura uma casa desabou no fim da tarde de quarta-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Leandro Miranda, o desmoronamento do muro não atingiu a casa, que não corre risco de desabar.

— A orientação para que a família durma nos cômodos da parte dos fundos é por prevenção. Na manhã de quinta-feira vamos encaminhar o laudo para a Secretaria de Obras do município para que o muro seja construído com segurança — disse.

Também foram registrados alagamentos em uma residência no bairro Prainha, uma no Carianos e em duas ruas em Canasvieiras.

Além disso, uma pedra deslizou na SC-405, no bairro Rio Tavares, por volta das 21h30min. Conforme pessoas que passaram pelo local, a pedra desabou do Morro do Corte e ocupou meia pista. Dois veículos não conseguiram desviar da pedra e acabaram colidindo. A Polícia Militar Rodoviária explicou que não há risco de outros deslizamentos e que a pedra foi removida às 23h.

Nesta quinta-feira, os motoristas devem ficar atentos a buracos nas ruas provocados pela chuva, principalmente na Avenida Beira-Mar Norte, SC-401 e no Morro da Cruz.

Contatos com as defesas civis municipais podem ser feitos pelo telefone 199.

DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.