| 03/11/2008 04h52min
O Governo chinês comemorou o controle da inflação apesar da desaceleração de crescimento, que pela primeira vez desde 2003 não atingirá duplos dígitos, informou nesta segunda-feira a televisão estatal "CFTV".
Em declarações recolhidas por esta rede, Ma Jiantang, diretor do Birô Nacional de Estatística, disse que as políticas macroeconômicas flexíveis do país asiático e seu enorme potencial de investimento nacional são "boas razões" para que China supere sem problemas a situação de crise financeira mundial.
Os esforços do Governo por controlar a inflação foram efetivos, com um índice de preços ao consumidor que caiu pelo quinto mês consecutivo.
Em relação ao crescimento do PIB, nos primeiros 9 meses de 2008 ele chegou a 9,9%, que embora represente um arrefecimento frente a 2007, é mais alto que 9,8% de média que o país teve depois das reformas e políticas de abertura, em 1978.
Além disso, Jiantang afirmou que
as reservas de divisas chinesas aumentaram em US$ 370
bilhões:
— Nosso país tem a maior capacidade de investimento do mundo e nossa situação de emprego é boa. Podemos dizer tranquilamente que nossas bases econômicas são fortes e que o desenvolvimento econômico continua sem problemas.
O diretor do Birô Nacional de Estatística disse que a infra-estrutura chinesa e os níveis de vida da população melhoraram significativamente desde as citadas reformas.
No entanto, admitiu que o PIB per capita, em comparação, continua sendo baixo, embora tenha ressaltado o enorme potencial de investimento chinês e sua margem de crescimento.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.