| 31/10/2008 06h31min
A bolsa de Tóquio caiu 5,01% nesta sexta-feira, mesmo com o primeiro corte nos juros japoneses, de 0,5% para 0,3%, em sete anos. A intenção da redução nos juros é afrouxar a política monetária do país, diante da preocupação com os efeitos da desaceleração econômica global e do aprofundamento da crise financeira sobre o Japão. De acordo com investidores, a expectativa era por um corte mais profundo, de até quatro pontos percentuais.
A discussão pelo corte dos juros terminou empatada dentro do comitê, em 4 a 4, segundo a Agência Estado. A decisão final coube ao presidente do banco central japonês, Masaaki Shirakawa. A instituição também decidiu pagar rendimentos de 0,1% — a partir de novembro e até março de 2009 — sobre o excedente dos depósitos em conta corrente das instituições financeiras.
Em nota, a instituição declarou que decidiu tomar as medidas para manter as "condições financeiras de adaptação", dado que "a acentuada desaceleração da atividade econômica no
Japão provavelmente
permanecerá por vários trimestres, afetando negativamente as exportações e com a tendência de aumentos dos preços da energia e das matérias-primas persistindo".
As principais bolsas da Ásia fecharam em baixa hoje. Hong Kong caiu 3,69%, enquanto Xangai fechou em queda de 1,97%. Outros mercados, porém, apresentaram alta, como Seul (2,61%) e Taiwan (3,99%).
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.