| 24/10/2008 15h20min
Os líderes da Ásia e da Europa, reunidos em um encontro de cúpula na capital da China, pediram ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para desempenhar um papel vital na ajuda às nações severamente atingidas pela crise econômica global.
— Os líderes concordaram que o FMI deve desempenhar um papel crítico em assistir países seriamente afetados pela crise — desde que solicitado, segundo um comunicado postado na página na internet do encontro Ásia-Europa (Asem, na sigla em inglês).
O encontro de cúpula da Asem começou nesta sexta e reúne mais de 40 líderes das duas regiões, com as conversas dominadas pela crise econômica. Ao fim do primeiro dia de discussões, os líderes da Ásia e da Europa prometeram uma grande reforma do sistema financeiro global.
— Os líderes prometeram se responsabilizar por uma reforma ampla e eficaz dos sistemas financeiros e monetários internacionais — segundo um comunicado postado no site do encontro.
— Eles
concordaram em tomar rapidamente iniciativas
apropriadas neste respeito, em consulta com todas as partes associadas e as instituições financeiras internacionais relevantes.
As informações são da Dow Jones.
Entenda a crise
Presidente francês Nicolas Sarkozy (esq) cumprimenta a chanceler alemã Angela Merkel no encontro em Pequim
Foto:
David Gray, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.