| 23/10/2008 22h22min
O Grêmio não apresentou um futebol convincente, mas derrotou o Sport por 1 a 0 na noite desta quinta no Estádio Olímpico, pela 31ª rodada do Brasileirão. O gol foi anotado por Reinaldo. Com o resultado, o Tricolor foi a 59 pontos, deixando Palmeiras e Cruzeiro na obrigação de vencerem neste sábado. O vice-líder agora é o São Paulo, que venceu o Vitória e chegou aos 56. Já o time pernambucano, que já está na Libertadores 2009, segue com 41 pontos.
Como já era especulado ao longo da semana, o técnico Celso Roth alterou a formação do Grêmio para abrigar Tcheco e Douglas Costa na equipe. Helder deixou o time para a entrada de Thiego, que atuou como lateral-esquerdo. A surpresa foi a saída de Léo para a entrada do jovem meia. O treinador também sacou o centroavante Morales para promover a entrada de Reinaldo.
E a estrela do atacante brilhou logo aos dois minutos de jogo. Após jogada individual pelo meio, Willian Magrão finalizou fraco. Mas Reinaldo estava na área para fuzilar para as redes do goleiro Magrão e abrir o placar no Estádio Olímpico.
Depois do gol, o Grêmio se acomodou e o Sport passou a atacar mais. Mas o time pernambucano não tinha objetividade, e não chegou a assustar a torcida gremista. O Tricolor sentiu a insegurança do adversário e passou a sair mais para o ataque. Aos 16 minutos, Tcheco cobrou uma falta da zona intermediária. A bola foi alçada na área, Reinaldo cabeceou e a bola explodiu no travessão do goleiro Magrão.
O lance animou o Grêmio, que passou a assumir mais o protagonismo na partida. Mas os jogadores estranharam a mudança de esquema. Douglas Costa jogava próximo à lateral direita, marcando Moacir, o ala direta do Sport que entrou no começo do jogo no lugar de Kassio Lopes. Assim, o Douglas não repetia as grandes atuações de quando era o único armador da equipe.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Sport reagiu. Aí surgiram os problemas defensivos no Grêmio. Réver e Pereira, em alguns momentos, cometeram falhas que poderia ter sido fatais. Aos 34 minutos, a bola foi alçada na área onde estava apenas o atacante Wilson, do Sport, que cabeceou para linda defesa do goleiro Victor. Até o final do primeiro tempo, o time pernambucano jogou melhor, mas sem criar boas chances.
Depois do intervalo, o técnico Celso Roth colocou Rafael Carioca para jogar pelo lado esquerdo, dando mais liberdade a Tcheco e Douglas Costa. Assim, os meias se aproximaram mais dos atacantes Perea e Reinaldo.
O Grêmio voltou atacando mais no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, a bola foi alçada na área pernambucana e Perea pulou para cabecear, mas se chocou com o goleiro Magrão. A bola sobrou para Reinaldo, que mandou para as redes. O árbitro Wagner Tardelli, porém, invalidou o lance marcando falta de ataque. O Grêmio seguiu pressionando, mas sem criar mais chances claras.
Nos minutos finais, Celso Roth alterou o ataque, sacando Perea e Reinaldo para colocar Morales e Soares. Com a mudança, os jogadores tricolores passaram a colocar mais a bola na área para o uruguaio, que perdeu boa chance aos 31 minutos, quando cabeceou para fora uma bola cruzada por Tcheco.
Nos minutos finais, Roth ainda sacou Douglas Costa para promover a entrada de Souza. O Tricolor ainda pressionou em busca do segundo gol. Aos 45, Soares recebeu a bola sozinho no meio-campo, mas o árbitro Wagner Tardelli marcou impedimento. E o jogo terminou com vitória magra do líder do Brasileirão.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.