| 20/10/2008 16h38min
O déficit fiscal do Reino Unido alcançou, no semestre terminado em setembro, seu maior nível desde 1946, quando começaram a ser reportadas as medições desse indicador, informou nesta segunda o Escritório Nacional de Estatística (ONS). O índice aumentou no mês passado em cerca de 8,1 bilhões de libras, quase o dobro da alta de 4,775 bilhões de libras registrada em setembro do ano anterior.
Com isso, o déficit do Reino Unido já alcança neste ano fiscal (que acaba em abril de 2009) 37,6 bilhões de libras, mais que o empréstimo total ao qual o Estado teve que recorrer em 2007. O valor é o maior contabilizado no país desde 1946, quando o trabalhista Clement Attlee era primeiro-ministro e o Reino Unido se encontrava imerso em um enorme esforço de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial.
— Isto confirma o que muitos sabíamos. O empréstimo (por parte do Estado) crescerá de forma espetacular no presente ano fiscal — comentou Paul Dales, economista da firma Capital
Economics.
O dado foi
divulgado enquanto a receita por impostos diminui em decorrência da desaceleração do setor imobiliário e o impacto da crise de créditos sobre as companhias financeiras.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.