| 16/10/2008 02h41min
O Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro e expressa, na forma de pontos, a evolução dos preços das principais ações mais negociadas da Bovespa.
Quando as ações se valorizam, o índice sobe. Quando se desvalorizam, ocorre a queda do Ibovespa. A Bovespa atualiza os pontos do Ibovespa em tempo real (a cada 30 segundos) a partir de uma equação, baseada nos negócios feitos momento a momento durante o pregão (sessão em que ocorre a compra e a venda de ações das empresas).
A bolsa "cai" ou "sobe" quando a pontuação do Ibovespa fica abaixo ou acima, respectivamente, da última pontuação registrada no horário de encerramento do pregão anterior.
Por que a bolsa brasileira oscila mais?
“A presença de capital internacional é muito forte. O crescimento ocorreu em parte pelo interesse do capital externo pelo investimento. A entrada de pessoas físicas do
país é muito recente. A bolsa é dominada por investidores
institucionais, nacionais e estrangeiros. Essa dependência faz com que a nossa bolsa fique frágil a qualquer crise internacional”, aponta Walter Machado de Barros, presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças
"O volume de negócios na Bovespa cresceu muito nos últimos anos, mas permanece pequeno frente a grandes mercados. Por isso, os preços estavam artificialmente altos por causa da entrada recente de dinheiro estrangeiro. E a Bovespa depende muito de investidores externos, que estão vendendo os papéis para cobrir posições nos países de origem" aponta Luiz Fernando de Paula, professor de economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
"Aqui, a participação do capital estrangeiro é muito grande. Normalmente quando há crise, o investidor leva o dinheiro para seu país de origem. Os outros países, que não são a origem do capital, estão mais expostos" aponta
Alcides Leite, professor de mercado financeiro
da Trevisan Escola de Negócios
Entenda a crise:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.