| 08/10/2008 19h54min
O recorde histórico no volume de negócios nesta quarta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo(Bovespa) se deve à alta volatilidade das ações, que permitiu ao investidor comprar e vender ações de acordo com as oscilações dos preços dos papéis. A avaliação é do economista-chefe da Corretora Souza Barros, Clodoir Ferreira. A Bovespa negociou R$ 7,402 bilhões, em 409 mil transações. Desde 2 de maio de 2008, não havia registro de um valor tão alto em negociações na bolsa.
— Hoje a Bovespa abriu em alta, depois caiu, em seguida subiu outra vez, depois caiu novamente e fechou em baixa. Assim o investidor entrou várias vezes para comprar e vender ou, ao contrário, vender e comprar, e obter ganhos com a volatilidade das ações — explicou.
Segundo Clodoir Ferreira, esse tipo de movimento não é ruim para a bolsa, porque revela que tem muita gente negociando o que é saudável para o mercado. O economista disse ainda que é difícil saber quando o mercado se estabilizará, diante da
crise financeira
internacional. Para dele, o governo americano reagiu com atraso na execução de medidas que garantissem a credibilidade do sistema financeiro.
— O Fed (Federal Reserv, o banco central americano) demorou muito a socorrer os bancos em dificuldades — disse.
Clodoir Ferreira admite que a crise é global e que as bolsas de valores de todo o mundo vão continuar refletindo a crise de confiança instalada no sistema financeiro internacional.
GRÁFICO: entenda a crise global
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.