| 04/10/2008 18h05min
O Grêmio conseguiu uma importante vitória de 2 a 1 sobre o Botafogo, neste sábado, no Estádio Olímpico, e não permitiu que o Palmeiras abrisse dois pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. Os cariocas saíram na frente com um gol marcado pelo zagueiro Renato Silva no primeiro tempo. Logo em seguida, o garoto Douglas Costa empatou o jogo. Na etapa final, Réver, de cabeça, garantiu a vitória gremista.
Com a vitória, o Tricolor chegou aos mesmos 53 pontos do líder Palmeiras. O time gaúcho só perde a ponta pois os paulistas têm uma vitória a mais. Na próxima quarta-feira, às 22h, o Grêmio enfrenta o Santos, novamente no Estádio Olímpico.
Grêmio começa pressionando
Com
seis modificações em relação ao time que entrou em campo no clássico Gre-Nal, o Grêmio começou o jogo
mostrando personalidade e pressionando muito a equipe do Botafogo.
Pela primeira vez começando uma partida com a camiseta tricolor, o uruguaio Richard Morales, de 1m96cm, assustou os botafoguenses. A cada cruzamento na área carioca, os defensores cariocas cercavam o jogador e tentavam impedir que o centroavante tivesse liberdade para finalizar.
Apesar da pressão, o Grêmio tinha dificuldades para criar situações de gol. Felipe Mattione e Soares, pela direita, conseguiam bons lances, mas pecavam nas assistências.
Cariocas surpreendem
Mas foi o Botafogo, aos 31 minutos, em uma das raras jogadas de ataque no primeiro tempo, que abriu o placar. Leo cometeu falta infantil em Carlos Alberto pela direita. Depois do cruzamento, Jorge Henrique desviou de cabeça e Victor espalmou. Renato Silva entrou na corrida e só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: 1 a 0.
Douglas Costa
brilha
A estrela de Douglas Costa brilhou dois minutos depois.
Depois de um levantamento na área do Botafogo, Morales escorou com o peito e ela sobrou para o garoto. O jogador criado nas categorias de base do Tricolor dominou e chutou forte. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro Castillo: 1 a 1.
O gol foi um prêmio ao bom primeiro tempo de Douglas Costa. O jogador foi o destaque do time gremista na etapa inicial. Aos 23 minutos, depois de ter deixado dois adversários para trás, quase havia marcado um golaço.
No final do primeiro tempo, Léo e Jorge Henrique se envolveram em uma confusão e foram expulsos. Os dois times foram para o intervalo com apenas 10 homens em campo.
Grêmio comanda o segundo tempo
O Botafogo voltou para o segundo tempo com duas modificações. O goleiro Castillo sentiu uma lesão e deu lugar a Renan. Já o volante Leandro Guerreiro cedeu a vaga ao argentino Zarate, que atua mais na frente.
Logo aos quatro minutos, Felipe
Mattione recebeu um belo passe de Douglas Costa e ficou na cara de Renan. O
ala-direito arremata, a bola bate no goleiro, no zagueiro André Luís, e se perde pela linha de fundo.
Aos 11 minutos, uma jogada toda feita por jogadores que assumiram a titularidade justamente contra o Botafogo. Douglas Costa acha Mattione pela direita. Daí para o meio da área. Soares deixa a bola passar e ela sobra limpa para Morales. O uruguaio chuta por cima e desperdiça a primeira chance que teve com a camiseta do Grêmio.
Réver garante a vitória gremista
Com o Palmeiras fazendo sua parte diante do Atlético-MG, o Grêmio precisava de um gol para não deixar que os paulistas escapassem dois pontos na liderança. Depois de uma cobrança de escanteio de Helder pela direita, os botafoguenses ficaram preocupados com o centroavante Morales e deixaram Réver livre para marcar de cabeça: 2 a 1.
Com a vantagem, Celso Roth sacou Douglas Costa, que sentiu um problema muscular, e colocou o volante Makelele. Mais
tarde, Marcel e Reinaldo entraram nas vagas de Soares e
Morales.
O Botafogo tentou o gol de empate, mas a defesa do Grêmio conseguiu suportar a pressão até o apito final do paranaense Héber Roberto Lopes. Mesmo sem fazer uma grande atuação, o Tricolor conseguiu quebrar a série de derrotas e se manteve muito vivo na luta pelo título do Brasileirão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.