| 01/10/2008 09h39min
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) encerrou a investigação sobre as idades das integrantes da equipe de ginástica artística da China que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim. A entidade não encontrou irregularidades na documentação.
– A FIG dividiu suas conclusões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia solicitado a investigação. O caso foi considerado encerrado – anuncia a entidade em comunicado divulgado nesta quarta.
Os passaportes, documentos de identidade e certidões de nascimento apresentados pela Federação Chinesa de Ginástica comprovam, segundo a FIG, que todas as meninas tinham idade regulamentar para competir, isto é, completaram pelo menos 16 anos este ano. A principal polêmica no período que antecedeu os Jogos de Pequim foi centrada na atleta He Kexin, suspeita de ter idade menor que a necessária. Ela conquistou o título olímpico das barras assimétricas e por equipes.
Por outro lado, a FIG continuará investigando as idades das ginastas Dong Fangxiao e Yang Yun, que participaram dos Jogos de Olímpicos de 2000, em Sydney. As provas apresentadas pelos dirigentes chineses "não são satisfatórias", conforme a federação.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.