| 24/09/2008 15h48min
Quem esperava uma revanche da final olímpica entre Brasil e Estados Unidos na Copa América Masculina de Vôlei, vai se decepcionar. Medalha de ouro nos Jogos de Pequim, a seleção norte-americana trouxe apenas dois campeões para a disputa que começa nesta quarta-feira em Cuiabá: o líbero Richard Lambourne e o ponteiro reserva Scott Touzinsky.
Nem o técnico Hugh McCutcheon virá ao Brasil. Em seu lugar, o assistente Ron Larsen comandará a equipe. O grupo dos EUA que entrará em quadra no Mato Grosso será um misto de novatos e veteranos: nomes como o oposto Brook Billings e o central Phil Eatherton participaram da campanha do país até a quarta colocação nos Jogos de Atenas-2004.
Entre as caras novas estão os ponteiros Matt Anderson e Jayson Jablonsky, o oposto Evan Patak e o levantador Jonathan Winder. Todos eles participaram da vitoriosa campanha dos EUA na Copa Pan-Americana, quando o time venceu o Canadá na decisão. O Brasil não participou dessa disputa.
Comandada pelo técnico Bernardinho, a seleção brasileira também não contará com sua força máxima. Tendo em vista o ciclo olímpico para os Jogos de Londres-2012, o técnico optou por dar chance a diversos jogadores que não tinham oportunidade na equipe principal. Do time que foi a Pequim, ficaram apenas seis: Bruno, Dante, Murilo, André Nascimento, Rodrigão e Sergio Escadinha.
Membros do Grupo A, os norte-americanos enfrentam Cuba e Argentina na primeira fase. Na Chave B, o Brasil joga contra México e Venezuela — a estréia do time nacional será às 21h (de Brasília) desta quarta-feira contra os mexicanos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais. A grande decisão será disputada no domingo, às 11h30min.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.