| 22/09/2008 09h15min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda que irá convocar os governadores das regiões Norte e Nordeste para acelerar a redução da desigualdade em relação ao restante do país. A afirmação foi inspirada pelos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), divulgada semana passada pelo IBGE.
— Eu quero chamar os governadores do Norte e do Nordeste para que a gente tome algumas atitudes mais, eu diria, ousadas com relação ao Norte e Nordeste brasileiros.
Em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, Lula listou a necessidade de melhorias nos índices de coleta de esgoto e de lixo e o combate ao analfabetismo como algumas das prioridades das duas regiões.
— Precisa ter políticas especiais porque também na questão da educação e do analfabetismo há uma discrepância muito grande entre o Sul/Sudeste e o Norte/Nordeste brasileiros — disse.
Lula explicou que o
objetivo da reunião que terá com gestores dos estados
da região é subsidiar “decisões dentro do governo para melhorar mais rapidamente a situação dos brasileiros que morem em regiões mais empobrecidas”.
Resultados mais rápidos
Embora ter ficado feliz com os resultados da Pnad, Lula defendeu um ritmo mais acelerado para a distribuição de renda. Na sua avaliação, a redução de 0,563 para 0,528 (entre 2002 e 2007) do indicador usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir a desigualdade entre os países, foi um resultado “satisfatório”. Segundo o índice, quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade na distribuição de renda.
— Isso significa ter mais emprego, mais renda, significa que o povo está tendo mais acesso a produtos que antes eram difíceis de ter acesso — argumentou ao citar a queda do desemprego e o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.