| 18/09/2008 18h52min
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, em Nova York, que a economia brasileira está resistente a choques externos.
— O Brasil reforçou ao longo dos anos os mecanismos de resistência a choques externos, como está sendo demonstrado agora — disse.
— O Brasil se preparou para um cenário internacional de maior dificuldade como o de agora — afirmou antes de anunciar que o BC decidiu promover leilões de vendas de dólares.
O presidente do BC enfatizou que "é coisa do passado" o antigo ciclo de deterioração de confiança, onde a desvalorização do real levava à deterioração da dívida pública e acentuava a piora da confiança dos participantes do mercado".
— Sendo credor líquido em dólares, com a desvalorização do real a dívida pública cai — destacou.
Em entrevista à imprensa no Consulado do Brasil em Nova York, Meirelles destacou que a decisão do BC de vender dólares não tem objetivo
de alterar a cotação da moeda, mas, sim, de fornecer
liquidez.
— Além do mais, o sistema financeiro brasileiro é sólido e capitalizado e não tem exposição direta aos ativos que são fontes de problemas nos EUA. A situação hoje sólida da balança de pagamentos e a posição de reservas (internacionais) diferenciam-se muito da posição do passado, não só no montante de reserva como também no mecanismo do câmbio flutuante. Esta conjugação é muito mais forte e mais resistente do que um regime de câmbio administrado — disse.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.