| 16/09/2008 22h50min
O governo norte-americano está perto de determinar um pacote de resgate à American International Group (AIG), a maior seguradora dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, sinalizando a intensidade da preocupação de Washington com o perigo que o colapso da empresa representaria para o sistema financeiro.
Os detalhes precisos do pacote ainda estão sendo elaborados. Segundo o plano, o Federal Reserve (o banco central dos EUA) forneceria um empréstimo de curto prazo de US$ 85 bilhões à AIG, informaram fontes próximas às negociações. Em troca, o governo receberia garantias da AIG de que poderia comprar 80% das suas ações sob certas condições. As informações são do The Wall Street Journal .
A decisão de providenciar a ajuda federal à AIG veio após o governo concluir que seria "catastrófico" permitir que a AIG vá à falência, de acordo com uma fonte familiarizada com a questão. Funcionários do Tesouro norte-americano e do Fed tentaram durante três dias, em vão, que o
resgate fosse feito por
instituições financeiras privadas.
O dirigente do Fed, Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve do Estado de Nova York, Timothy Geithner, e o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, concluíram que a assistência do governo dos EUA será necessária para evitar a falência, que eles temem teria repercussões desastrosas sobre os mercados financeiros. A ajuda faria com que o governo americano controlasse uma seguradora privada, um movimento histórico e inédito, especialmente ao se considerar que a AIG não está sob regulamentação direta do governo federal dos EUA. As informações são da Dow Jones.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.