Notícias

 | 15/09/2008 08h28min

André Brasil leva ouro e bate recorde paraolímpico dos 400m livre S10

Daniel Dias ganhou sua oitava medalha: prata nos 50m livre da classe S5

O nadador André Brasil ganhou na manhã desta segunda mais uma medalha de ouro para o país. Na prova de 400m livre S10classe S10 da Paraolimpíada de Pequim, ele chegou na frente e bateu o recorde paraolímpico da categoria com a marca de 4min05s84. A prata foi para o britânico Robert Welbourn, com o tempo de 4min07s61, e o bronze ficou com o canadense Benoit Huot, atual recordista mundial, com 4min12s14.

Apesar de ter batido o recorde paraolímpico, André lamentou o desempenho nestes 400m livre. O brasileiro garantiu que pode fazer mais e, em entrevista ao SporTV, pediu desculpas aos fãs e ao treinador.

– Estou satisfeito com uma semana surpreendente, mas não com o tempo feito hoje. Sei que poderia ter feito um tempo muito melhor. Se tivesse sido uma das primeiras provas, talvez eu tivesse batido o recorde mundial. Eu sei que estava muito bem preparado e peço desculpas a todos – disse o atleta.

Na despedida dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, André não deixou de festejar o resultado que vem sendo obtido pela equipe brasileira.

– Estamos com uma equipe renovada e se compararmos apenas em termos de medalhas, talvez tenhamos feito parecido com Atenas. Mas se virmos os resultados, fomos muito melhores, chegando a mais finais – comemorou.

Domínio de ponta a ponta

Após uma boa largada, André Brasil começou impondo um ritmo forte, com o britânico Welbourn e canadense Huot vindo logo atrás. Na terceira piscina, André começou a abrir uma excelente vantagem sobre os adversários, praticamente nadando sozinho. A briga ficava então na disputa pela prata, entre Welbourn e Huot, que ainda era ameaçado pelo americano Joe Wise.

Entretanto, na quarta piscina, Robert Welbourn iniciou uma boa arrancada, deixando para trás Huot e Wise e começando a se aproximar de André Brasil. A ameaça, porém, não se concretizou, com André confirmando o favoritismo e garantindo sua quinta medalha nestes Jogos, a quarta de ouro – a outra é de prata. O outro brasileiro na prova, Marcelo Collet, ficou com o sexto tempo, tendo marcado 4m23s35.

Prata de Daniel Dias nos 50m

O brasileiro Daniel Dias colocou no pescoço a oitava medalha nos Jogos Paraolímpicos de Pequim ao conquistar a prata nos 50m livre da classe S5. Agora, o nadador tem quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Clodoaldo Silva ficou em sétimo lugar.

– Realmente estou muito feliz, era muito difícil o ouro nessa prova, e foi por muito pouco. Está dando tudo certo, "medalhei" em todas as provas individuais, isso é muito bom – comemorou o brasileiro.

Daniel largou na frente, mas o ucraniano Dmytri Kryzhanovskyy disparou no fim e abocanhou o ouro e o recorde mundial, agora de 33s cravados. O brasileiro ficou menos de um segundo atrás, com a marca de 33s56. Completou o pódio o espanhol Sebastian Rodriguez, que ficou nos 33s78.

– Eu falei antes da prova: para ele (Rodriguez) eu não vou perder. E não perdi, mas o ucraniano nadou bem, já vinha muito bem nos 100m. Valeu a medalha prata, foi ótimo – conclui.

Com informações do Globoesporte.com.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.