| 26/08/2008 19h35min
Continuar velejando de forma mais profissional. Esse é o desejo de Fernanda Oliveira, que ao lado de Isabel Swan conquistou a medalha de bronze na classe 470 nos Jogos de Pequim, a primeira da história da vela feminina brasileira em Olimpíadas.
A velejadora de uma entrevista online com os internautas do clicRBS nesta terça-feira. Contou como foi a competição em Qingdao, esclareceu dúvidas sobre o esporte que pratica, seus planos para o futuro, entre outros assuntos.
Formada em Administração, a gaúcha de 27 anos dedica todo seu tempo ao esporte. Tem patrocínio que lhe possibilitou se preparar para a Olimpíada. Mesmo assim, ainda não treina nas condições ideais. Situação que a medalha histórica pode ajudar a mudar, como diz na entrevista abaixo.
Internauta gomes: Boa tarde, Fernanda! Primeiramente parabéns pela inédita
medalha!
Fernanda Oliveira: Muito
Obrigada, realmente estou muito feliz.
Pergunda to internauta dom:
Fernanda, quanto tempo durou a prova que vocês conquistaram o bronze?
Fernanda Oliveira: A última prova durou cerca de 30 minutos.
clicRBS: Fernanda, em primeiro lugar, parabéns pela medalha. Com que idade você começou a velejar?
Fernanda Oliveira: Comecei a velejar aos 11 anos no Clube dos Jangadeiros (Porto Alegre).
Pergunda do internauta Gomes: Gostaria de saber da Fernanda, como foi o começo no esporte e como foi que você conseguiu os patrocionadores?
Fernanda Oliveira: Conheci os patrocinadores em eventos de vela, depois disso apresentei um projeto detalhado e acabou dando certo.
clicRBS: De onde veio essa atração pela vela, alguém da família já velejava?
Fernanda Oliveira: Comecei a velejar numa colônia de férias. Minha família não velejava, me associei no clube e quis aprender a velejar.
clicRBS: Quais foram as principais difuculdades que você e a Isabel enfrentaram na competição?
Fernanda Oliveira: O início da competição foi muito complicado, as vezes a estréia não é muito boa e com o tempo vai melhrando.
Internauta Eliana fala para Fernanda Oliveira: Oi Fernanda, todas nós brasileiras estamos muito orgulhosas de você!
Internauta Naty fala para Fernanda Oliveira: Oi Fer é a Naty aqui da ImóvelClass
Fernanda Oliveira: Oi Meninas ImóvelClass. Obrigada por toda torcida!!!
Pergunta do Internauta Gomes: Como é o clima de Pequim? A poluição é muita mesmo? Você teve um tempo para preparação climática?
Fernanda Oliveira: Nós ficamos em Qingdao, uma cidade a 700km de Pequim. Estive em Pequim um dia e a poluição era muito grande. Em Qingdao não era tão forte a poluição, mas o clima era muito úmido.
clicRBS: Você já participou de três Olimpíadas. Qual seus planos para o futuro? Pretende disputar uma quarta Olimpíada também na classe 470?
Fernanda Oliveira: Pretendo poder continuar velejando, de uma forma mais profissional possível. Em função do meu biotipo, a classe 470 é ideal pra mim, portanto seguiria nela.
clicRBS: O bronze de vocês foi o primeiro da vela feminina brasileira. Espera que ele traga melhores condições para outras velejadoras também chegarem lá?
Fernanda Oliveira: Infelizmente o Brasil não tem condições de fazer um investimento muito grande em várias atletas. Acredito que possa melhorar bastante, mas a confederação precisa ver uma dedicação e uma seriedade muito grande em uma atleta para começar a investir em pessoas que ainda não tenham resultados expressivos.
clicRBS: Em qualquer esporte, uma dupla precisa estar em sintonia. Como é o teu relacionamento com
a Isabel dentro e fora d'água e como vocês se conheceram?
Fernanda Oliveira: Eu e a Isabel temos um relacionamento ótimo, sempre tivemos um objetivo em comum muito grande, isso fez com que passásemos por cima de qualquer diferença.
Internauta Naty fala para Fernanda Oliveira: Tu merece, fico muito feliz de ter participado da diagramação do teu projeto de patrocínio, que bom que ajudou.
Fernanda Oliveira: Naty, tu foste fundamental! Agora, então, aquele projeto vai rodar por aí! Hahaha.
clicRBS: Você é a timoneira e a Isabel a proeira. Gostaria que você explicasse melhor a função de cada uma durante as regatas.
Fernanda Oliveira: A timoneira fica com o leme do barco e a vela mestra, a maior. Tem a função de planejar a parte tática da regata e escolher a melhor estratégia a ser adotada. A proeira é responsável pela vela balão e pela vela buja. Fica em vários momentos presa por um cabo de aço para fora do barco para fazer peso contra a força do vento nas velas.
Pergunda do internauta rafael: Fernanda, parabéns e gostaria de saber qual tua maior dificuldade enfrentar as concorrentes o a falta de incentivo aqui no Brasil?
Fernanda Oliveira: Temos concorrentes muito experientes! Essa é aprofissão dessas pessoas e ninguém está lá para brincar. Os países que tem cultura nesse esporte investem muito e isso ainda é um desafio para nós. O auxílilio que recebemos do Comitê Olímpico é muito bom, mas ainda precisaríamos de empresas privadas que investissem no esporte para que os atletas possam competir de forma cada vez mais profissional
clicRBS: Fernanda, você acha que a pressão por medalhas atrapalha os atletas brasileiros? Você sentiu essa pressão?
Fernanda Oliveira: Acho que a torcida é grande, não vejo como pressão.
Pergunta do internauta Gomes: Quais as qualidades que as duas duplas que ficaram em primeiro tiveram pra ficar na frente de vocês? Ou foi uma questão de sorte?
Fernanda Oliveira: Acredito que seja uma soma de vários fatores, mas foram duplas que tiveram uma média de resultados melhor, um campeonato de vela é construído regata a regata.
Pergunta do Internauta orácio: Fernanda, uma dúvida de leigo. Durante a regata, vocês (a dupla) conversam bastante? Digo, combinam manobras ou cada um sabe o "sentimento" da outra e acertam as manobras sem avisar? Como se dá essa interação?
Fernanda Oliveira: O ideal seria nos comunicarmos bem pouco.... Isso significaria que estariamos em sintonia. Mas a comunicação é muito importante, precisa ser feita de forma precisa e rápida! Normalmente eu falo mais dentro do barco. Vou avisando a Isabel o que pretendo fazer, até porque estou com o leme do barco.
clicRBS: Fernanda, você exerce alguma outra atividade profissional além da vela? Ou o esporte é a tua única fonte de fonte de renda?
Fernanda Oliveira: Dedico todo meu tempo a vela. Me formei em Administração em jullho de 2004. Os patrocínios que tenho ainda não são suficientes, conto com a ajuda da minha família para poder me dedicar em tempo integral ao esporte.
clicRBS: Obrigado pela atenção, Fernanda. Mais uma vez, parabéns pela conquista. Sucesso e boa sorte nas próximas competições!
Fernanda Oliveira: Muito obrigada pela presença de todos e principalmente pela torcida! Foi um prazer ter estado aqui!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.