Notícias

 | 25/08/2008 17h48min

Inter anuncia parceria com japoneses para preservação ambiental

Banco intermediário na venda de crédito de carbono medirá emissão de gases em dia de jogo

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o Inter anunciou uma parceria com o clube japonês Shimizu S-Pulse e o banco Sumitomo Mitsui. O clube deverá assinar um protocolo de intenções com os parceiros japoneses para trabalhar em preservação ambiental.

Em um primeiro momento, o Banco Sumitomo vai providenciar a medição inédita da emissão de carbono em um dia de jogo no Beira-Rio. O Inter também estuda a possibilidade da utilização da chamada "energia limpa", que compreende a utilização das energias eólica (vento), solar e o aproveitamento da água da chuva no Complexo Beira-Rio.

— Estamos em um processo de modernização e muita gente fala sobre o impacto ambiental. Por isso estamos tratando com especialistas do assunto — avalia o vice-presidente de patrimônio, Emídio Ferreira.

A ação é inédita no Brasil e surgiu através do interesse mútuo pela preservação ambiental. O Banco Sumitomo é um intermediário na venda de crédito de carbono (certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa, dando um valor monetário à poluição) do Brasil para o Japão. O Shimizu, clube da primeira divisão do futebol japonês, está engajado na diminuição da emissão do monóxido de carbono na atmosfera, atendendo às diretrizes fixadas pelo Protocolo de Kyoto, em 1998.

Durante o intercâmbio, o time sub-14 do Shimizu S-Pulse teve a oportunidade de conhecer de perto a preparação dos atletas das categorias de base do Inter. Um torneio comemorativo ao centenário da imigração japonesa no Brasil também foi realizado nos campos suplementares entre os times sub-14 do Inter, Shimizu, São José-POA e Juventude. A competição foi definida pela direção colorada como um evento comemorativo ao "bicentenário vermelho e branco", em referência aos cem anos da imigração japonesa no Brasil e os cem anos do clube. O Inter foi o campeão do torneio.

— Estabelecemos um intercâmbio sócio-esportivo-cultural. O Shimizu viu no site da Fifa que o Beira-Rio poderá sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 e teve o interesse em conhecer nossa estrutura, pois eles já estão se organizando para este evento. Com certeza a imagem do Inter ficará fortalecida no Japão — afirmou o vice-presidente de administração, Décio Hartmann.

Para os japoneses, a impressão foi positiva, segundo depoimento do coordenador técnico do Shimizu, Michihisa Date, que também foi atleta profissional, tendo atuado ao lado dos brasileiros Careca e Jamelli:

— Apesar da dificuldade da língua, todos os atletas mostraram grande amizade. Foi uma experiência inédita para nós. Percebemos que o Inter está muito atento às questões que envolvem o meio ambiente — elogiou.

Divulgação, Inter  / 

Da esquerda para a direita: o vice de patrimônio Emídio Ferreira, o vice de administração Décio Hartmann, o gerente-geral do Banco Sumitomo Mitsui do Brasil, Hajime Uchida, e o coordenador técnico do Shimizu, Michihisa Date
Foto:  Divulgação, Inter


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.