| 24/08/2008 18h11min
Com um primeiro tempo avassalador, o Palmeiras conseguiu se recuperar da goleada sofrida diante do Internacional ao bater a Portuguesa por 4 a 2 neste domingo, no Pacaembu. O resultado deixa os campeões paulistas com 40 pontos na vice-liderança do Brasileirão. Já a Lusa segue na zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Dúvida antes da partida por lesão muscular, Fabinho Capixaba foi confirmado como titular, mas não estava bem fisicamente. E a Portuguesa se aproveitou do lateral-direito. Contando com a estréia de Héverton, ex-Corinthians, a Lusa começou graças à movimentação do meia ao lado de Edno, Fellype Gabriel e Jonas. O rápido ritmo imposto pelos rubro-verdes fez com que Marcos fosse assustado por Héverton e Gavilán em chutes de fora da área antes dos quatro minutos de jogo.
Aos 20 minutos, Evandro achou Diego Souza livre na área. O meia driblou o goleiro e foi derrubado. Pênalti que o artilheiro Alex Mineiro não desperdiçou.
O gol animou os campeões paulistas, que impuseram um jogo ainda mais incisivo diante da deficiente zaga lusitana. Desta maneira, o marcador foi ampliado rapidamente. Aos 25 minutos, Gustavo confirmou os bons resultados de sua entrada. Leandro cobrou falta e o zagueiro saltou para desviar no ângulo e comemorar o tento com beijos no escudo.
O confronto ficava cada vez mais tranqüilo para os comandados de Luxemburgo. Leandro não encontrava dificuldades para atacar por seu setor e chegou até a perder ótima oportunidade ao entrar livre na área e bate nas redes, pelo lado de fora. Os palmeirenses, no entanto, ocupavam a retaguarda rubro-verde sem problemas e a goleada era questão de tempo. Missão facilitada com a entrada do atacante Washington na vaga do volante Dias na Portuguesa.
O terceiro gol apareceu em falha de André Luís. Após contra-ataque puxado por Diego Souza, Alex Mineiro lançou Kléber na pequena área. O goleiro tentou antecipar-se, mas falhou e deixou a bola fácil para o camisa 30 apenas empurrar para as redes vazias aos 34 minutos.
Com 3 a 0 contra, a Lusa tentou respirar em descida de Héverton que Marcos defendeu bem, em dois tempos. Mas aos 43 minutos a goleada se consumou. Sempre livre, Leandro cruzou para Alex Mineiro, também sem marcação, cabecear com força e consolidar o excelente placar antes do intervalo.
Segundo tempo
Para mudar sua sorte, a Portuguesa voltou para o segundo tempo com seu uniforme reserva, todo branco. E em campo, o time retornou com mais ímpeto pelo ataque. A Lusa, porém, encontrava dificuldades para entrar na área do Palmeiras, e ainda dava espaços para contra-ataques. Em dois deles, Kléber quase criou o quinto em chute que tirou a tinta da trava direita de André Luís e belo passe para Alex Mineiro chutar em cima de Bruno Rodrigo.
Aos poucos, a equipe de Valdir Espinosa foi achando falhas na retaguarda do Verdão, que veio do intervalo mais desligado no confronto. Desta maneira, o clube do Canindé conseguiu descontar aos 23 minutos. Patrício desceu sem ser incomodado pela direita e cruzou para Jonas, de cabeça, vencer o goleiro Marcos.
O gol, porém, não mudou o aspecto da partida. Mais tranqüilo, o Palmeiras apenas esperou o apito final diante de uma Lusa desorganizada na tentativa de fazer mais um. A falta de tática rubro-verde, porém, não evitou que os comandados de Luxemburgo voltassem a ser punidos por sua principal deficiência: as bolas aéreas. Aos 38 minutos, Bruno Rodrigo desviou escanteio de cabeça para descontar.
Apesar da recorrente falha defensiva – já são 12 gols sofridos em jogadas de bola aérea — o Verdão não teve trabalho para se recuperar da goleada por 4 a 1 sofrida diante do Internacional com outro largo placar, sobre a Portuguesa neste domingo.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.