Notícias

 | 22/08/2008 04h04min

MPF pede para investigar três deputados e secretário do RS

STF teria autorizado apuração sobre José Otávio Germano, Eliseu Padilha, Alceu Moreira e Marco Alba

Atualizada em 22/08/2008 às 11h33min Rosane de Oliveira  |  rosane.oliveira@zerohora.com.br

Os 40 réus da Operação Rodin ainda não começaram a ser ouvidos pela Justiça, e uma nova bomba sacode os meios políticos do Rio Grande do Sul.

Em um inquérito protocolado em 1º de agosto no Supremo Tribunal Federal (STF) sob número 2.741, o Ministério Público Federal (MPF)pediu autorização para investigar os deputados federais Eliseu Padilha (PMDB), José Otávio Germano (PP), o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB), e o secretário estadual de Habitação, Marco Alba (PMDB).

Outras quatro pessoas sem foro privilegiado são listadas entre os investigados. Entre elas, está o secretário de Governo de Canoas, Francisco Fraga (PTB), réu na Operação Rodin.

Conforme a assessoria de imprensa do MPF, o pedido de investigação partiu dos procuradores que atuam em Canoas. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello determinou a manutenção de segredo de Justiça. Por esse motivo, o Ministério Público não informa o que pesa contra os quatro detentores de foro privilegiado.

Questionado sobre o teor da investigação, Padilha disse estar ciente de que há um procedimento tramitando no STF, mas garantiu não saber o motivo. O deputado afirmou que seu advogado não teve acesso ao conteúdo.

A assessoria de José Otávio informou que o deputado pediu para ter acesso aos documentos, mas que, como ainda não obteve autorização do ministro Marco Aurélio, não sabe do que se trata.

Alceu Moreira afirmou não ter "a mínima noção" sobre o motivo da investigação, mas afirma estar "absolutamente tranqüilo":

— Não tenho nenhuma relação com Canoas. A única possibilidade que vejo é ter falado ao telefone com alguém que esteja sendo investigado.

Até às 00h30min, Zero Hora não havia obtido retorno de Francisco Fraga nem do secretário Marco Alba, que estava retornando de uma viagem oficial do governo à Holanda.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.