| 17/08/2008 00h14min
O norte-americano Michael Phelps bateu a marca histórica do compatriota Mark Spitz e se consagrou como o maior atleta olímpico de todos os tempos nos Jogos de Pequim. Na madrugada deste domingo, dia 17, o fenômeno das piscinas conquistou o seu oitavo ouro na China ao vencer com o time dos Estados Unidos, com direito a novo recorde mundial (3min29seg34), a prova do revezamento 4x100m medley. Com a medalha, Phelps agora é o atleta com mais medalhas de ouro em uma mesma edição de uma Olimpíada — a marca anterior era de Spitz, em Munique-1972, com sete.
A estrela da natação mundial, aos 23 anos, detém uma outra marca história: 14 medalhas douradas em Jogos Olímpicos, já que em Atenas levou seis ouros. Ou seja, supera as nove medalhas douradas de Carl Lewis (atletismo), Mark Spitz, Paavo Nurmi (atletismo) e Larissa Latynina (ginástica artística).
Na prova deste domingo, a Austrália ficou com a medalha de prata, com o novo recorde olímpico (3min30seg04) e os Japão terminou com o bronze, cravando a nova marca asiática (3min31seg18). Na seqüência, completaram a prova Rússia, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e África do Sul. A Itália foi desqualificada por queimar na largada.
A prova
Phelps foi determinante para a conquista da medalha para os EUA. O time estava atrás até o momento em ele caiu na água. Nadando o estilo borboleta, o fenômeno passou do terceiro lugar para a liderança da prova e pôs a equipe na frente da marca mundial. Depois, no estilo livre — o último da prova — Jason Lezak garantiu a ponta e o ouro. Lezak, por sinal, foi o nadador que protagonizou a virada sensacional no revezamento 4x100m livre e o grande responsável pela medalha de ouro norte-americana, permitindo que Phelps pudesse seguir com o objetivo de bater a marca de Spitz em Pequim.
Conquistas em Pequim
Além do revezamento 4x100m medley, Phelps conquistou os 100m e os 200m borboleta, os 200m e 400m medley, os 200m livre e os revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Na prova dos 100m borboleta, houve uma certa polêmica em torno da conquista. Phelps ganhou a prova por apenas um centésimo de segundo deixando a medalha de prata com o sérvio Milorad Cavic, que chegou a entrar com um protesto por causa do resultado, mas depois desistiu.
Veja abaixo o resultado completo do revezamento 4x100m medley:
1º - EUA - 3min29seg34
Aaron
Peirsol
Brendan Hansen
Michael Phelps
Jason Lezak
2º - Austrália -
3min30seg04
Stoeckel
Brenton Rickard
Andrew Lauterstein
Eamon Sullivan
3º - Japão - 3min31seg18
Junichi Miyashita
Kosuke Kitajima
Takuro Fujii
Hisayoshi Sato
4º - Rússia - 3min31seg92
Arkady Vyatchanin
Roman Sludnov
Evgeny Korotyshkin
Evgeniy Lagunov
5º - Nova Zelândia - 3min33seg39
Daniel Bell
Glenn Snyders
Corney Swanepoel
Cam Gibson
6º - Inglaterra - 3min33seg69
Liam Tancock
Christopher Cook
Michael Rock
Simon Burnett
7º - Africa do Sul - 3min33seg70
Gerhard Zandberg
Cameron Van der Burgh
Lyndon Ferns
Darian
Townsend
8º - Itália - desclassificada
Mirco di Tora
Loris Facci
Mattia Nalesso
Filippo Maginini
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.